Eldorado e Suzano firmam acordo inédito para uso compartilhado de florestas em MS

As concorrentes Eldorado e Suzano, duas das maiores empresas do setor de celulose, assinaram um contrato de permuta de “madeira em pé”, expressão utilizada para designar árvores ainda não cortadas, que permanecem nas florestas. Pelo acordo, cada empresa terá acesso a um volume previamente definido de madeira localizada nas áreas da outra, conforme cronograma estabelecido no contrato.

Conhecida no setor como “swap” de madeira em pé, a operação envolve ativos florestais situados no Mato Grosso do Sul, sem transferência de propriedade ou arrendamento das áreas. O contrato garante apenas o usufruto da madeira, que deverá ser destinada exclusivamente à produção de celulose, sem possibilidade de comercialização de excedentes.

 

O entendimento entre as duas rivais ocorre em um momento de reconfiguração no setor. Recentemente, a J&F, holding dos irmãos Wesley e Joesley Batista, finalizou a compra da participação de 49,41% da Eldorado que pertencia à Paper Excellence. Com a operação, avaliada em US$ 2,64 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões), a J&F passou a deter 100% da Eldorado, encerrando uma disputa societária que se arrastava havia oito anos.

O post Eldorado e Suzano firmam acordo inédito para uso compartilhado de florestas em MS apareceu primeiro em Portal Celulose.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.