Marilândia pode se tornar Capital Estadual do Capeletti

Capeletti marilândia
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marilândia

Falta pouco para Marilândia, município no Noroeste do Espírito Santo, se tornar a Capital Estadual do Capeletti. Isso porque, na quarta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Estado (Ales) aprovou o projeto de lei que conceder o título à cidade.

A proposta, apresentada pelo deputado estadual Dary Pagung (PSB), busca reconhecer a importância cultural, histórica e econômica do município na “preservação e valorização dessa tradição tão significativa” para a região capixaba.

Segundo o autor do texto, “Marilândia é reconhecida por sua forte ligação com a
produção de capeletti de alta qualidade, que conquistou o paladar de muitas pessoas
e se tornou símbolo da identidade local”.

Anualmente, na cidade, durante a festa dos imigrantes italianos, o prato é servido para centenas de pessoas. Neste ano, na festa realizada entre 11 e 13 de julho, segundo a prefeitura, foram servidos mais de 600 quilos de capeletti gratuitamente.

“Essa celebração reforça o papel central do Capeletti na cultura e na história da comunidade”.

A lei, que ainda deve ser sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para ser oficializada, também é vista como uma maneira de fortalecer a economia local e o turismo, a partir do fortalecimento de eventos gastronômicos que podem atrair investimentos.

Essa medida representa uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, gerar emprego e renda, além de valorizar o orgulho e o sentimento de pertencimento dos moradores.

Os benefícios listados são, então, segundo o texto, sociais, culturais e econômicos e podem colocar Marilândia em destaque no cenário estadual e até nacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.