Com homenagem às raízes do rap e batalhas de rimas, projeto social Oficina de Freestyle realiza evento de hip hop em Presidente Prudente


Jhony MC no Oficina de Freestyle, em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
Como uma ferramenta de inclusão, resistência e protagonismo, o projeto social Oficina de Freestyle realiza neste sábado (19) um evento cultural de hip hop, aberto ao público, com batalhas de rimas, pocket shows e recital de poesias, às 20h, na pista de skate do Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Além disso, o vencedor do duelo de mestres de cerimônias (MCs) recebe uma vaga para disputar a fase regional do Circuito Paulista de Batalhas de MCs (CPBMC), no dia 28 de setembro, em Penápolis (SP).
Conforme o MC e organizador da Oficina de Freestyle, Daniel Lucas Melo, conhecido como MC Danny Bergamashy, o coletivo é independente e transforma vidas por meio da arte, com manifestações e eventos de inclusão social. O grupo busca o respeito e a diversidade causando impacto social com cultura e entretenimento para a comunidade.
“A Oficina de Freestyle, nascida nas ruas de Presidente Prudente, se estrutura como um coletivo cultural vinculado à cultura Hip Hop, atuando diretamente com juventudes da periferia, pessoas LGBTQIAPN+, negras, indígenas e outros grupos historicamente marginalizados”, explicou Bergamashy ao g1.
Oficina de Freestyle, em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
De acordo com o MC, diante da escassez de políticas públicas culturais efetivas nos territórios periféricos, o projeto surge como resposta à necessidade urgente de criação de espaços de expressão, escuta e pertencimento.
Por meio de atividades como batalhas de rima, recitais de poesia, oficinas, apresentações e ações sociais, o coletivo promove não apenas o desenvolvimento artístico, mas também o pensamento crítico, o respeito à diversidade e o fortalecimento da identidade cultural.
“A cultura hip hop, enquanto movimento global de resistência e expressão das vozes periféricas, é aqui utilizada como meio de educação popular e transformação coletiva, estimulando a criatividade e oferecendo alternativas saudáveis e inspiradoras para juventudes em situação de vulnerabilidade social”, explicou Bergamashy ao g1.
Oficina de Freestyle, em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
A arte é compreendida como território de liberdade e, segundo o MC, a Oficina de Freestyle se compromete com a valorização das narrativas invisibilizadas, atuando ativamente no combate ao preconceito, à exclusão e à violência simbólica.
Além de fomentar a cena cultural underground da cidade, o projeto oferece uma plataforma para reconhecimento de talentos locais e criação de redes de apoio e solidariedade entre artistas, educadores e agentes culturais. Em um cenário de desafios socioeconômicos crescentes, torna-se essencial estimular iniciativas que promovam protagonismo, cidadania e transformação social por meio da arte.
“Portanto, a Oficina de Freestyle não é apenas um espaço de entretenimento ou competição. É um movimento de resistência cultural e afirmação identitária, que visa transformar a realidade das periferias com base na arte, na escuta ativa e no engajamento social”, finalizou Bergamashy ao g1.
Oficina de Freestyle, em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
Atrações
De acordo com Bergamashy, durante o evento, haverá uma homenagem às lendas do rap de Presidente Prudente dos anos de 1980 e 1990, com pocket shows dos artistas Mano Val, DJb, Rogério Veiga e Jeniffer Veiga.
Além disso, haverá discotecagem com os DJs AfroDeus e Mapão e recital de poesias aberto para quem tiver interesse em participar.
O que é o CPBMC?
O Circuito Paulista de Batalhas de MCs é a principal competição estadual de batalhas de rimas no Estado de São Paulo, conectando os talentos das periferias até o Duelo Nacional de MCs.
Para os artistas, é mais do que uma competição, é um movimento que fortalece a cultura hip hop e promove a integração da cena freestyle em São Paulo.
O CPBMC é um circuito que organiza batalhas de rimas em diversas partes do Estado, dividido por regiões, culminado em uma final estadual. O objetivo é selecionar o representante paulista para o Duelo Nacional de MCs.
Oficina de Freestyle, em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
No âmbito regional, desde junho, já aconteceram batalhas em:
Penápolis;
Lucélia (SP);
Assis (SP);
Osvaldo Cruz (SP);
Buritama (SP); e
Álvares Machado (SP).
Ambos agendados para este domingo (20), ainda faltam os duelos em:
Araçatuba (SP); e
Palmital (SP).
Em Presidente Prudente, existem mais dois grupos que participam do circuito, o Batalha da Môntica e o Fruto Proibido.
Para a batalha da Oficina de Freestyle, que ocorre neste sábado, serão 16 vagas disponíveis para participar da disputa.
As inscrições são feitas durante o evento, até as 21h.
As finais regionais acontecem no dia 28 de setembro, em Penápolis.
Oficina de Freestyle, em Presidente Prudente (SP)
Gasalucinação
Serviço
A pista de skate do Parque do Povo fica localizada na Avenida 14 de Setembro, em frente ao número 1.452, na Vila Guaíra, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.