
Aldineide, mãe de Maria Sofia
Divulgação
O Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo registrou 1879 nascimentos nos primeiros seis meses do ano de 2025 em Santarém, no oeste do Pará. De acordo com a direção do hospital, são registrados – em média – dez bebês por dia.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com os dados da unidade, aproximadamente 60% dos nascimentos aconteceu por parto vaginal e 40 % por cesariana. Os dados revelam ainda que Maio liderou o movimento, com 355 partos, enquanto que junho somou 282.
Para o coordenador da ala, Dr. Hélio Cabral, os números confirmam o HMS como referência regional.
“Recebemos gestantes de Santarém e região, somamos cerca de 300 partos por mês. Cada nascimento conta com equipe multiprofissional de especialistas 24 horas, e todas as nossas condutas e procedimentos seguem protocolos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e do Ministério da Saúde. O acompanhante é escolhido pela mãe, o que aumenta a segurança, o bem‑estar e o conforto de todos.”
Por falar em acompanhante, quem vivenciou uma experiencia única nesta função foi Valmir Cardoso dos Santos, que esteve ao lado da esposa Aldineide Barbosa no parto da pequena Maria Sofia.
Além de acompanhar todo o parto, Valmir teve a experiencia de cortar o cordão umbilical da filha no momento do nascimento.
“Foi mágico! Eu mesmo cortei o cordão umbilical e, no mesmo instante, choramos juntos”, lembra Valmir.
A presença de Valmir — e de qualquer pessoa escolhida pela gestante — é assegurada pela Lei 11.108/2005, que garante acompanhante durante todo o trabalho de parto, o parto e o pós‑parto imediato.
“Foi uma experiência única. Recebemos um atendimento impecável. Vou exibir esse certificado de participação no parto da minha filha com muito orgulho e agradecer, sempre, a cada profissional que nos acolheu”, completou.
Valmir com certificado de participação no parto da filha em Santarém
Divulgação
A esposa de Valmir, Aldineide, mãe de Maria Sofia, agradeceu todo apoio recebido durante a permanência no hospital.
“Desde a chegada à maternidade, escutei palavras de incentivo que me deixaram tranquila. Ter meu marido ao lado me deu força na hora das contrações e fez esse momento ser ainda mais especial. Só tenho gratidão à equipe do HMS”, contou Aldineide.
O Secretário Municipal de Saúde, Everaldo de Souza Martins Filho, destacou o compromisso da gestão com a qualidade da assistência materno-infantil.
“Ultrapassar a marca de 1.800 nascimentos em apenas seis meses reafirma o papel do Hospital Municipal como referência regional em partos humanizados e seguros. Cada bebê que nasce no HMS é resultado da dedicação dos profissionais que atuam com competência, sensibilidade e respeito às escolhas das gestantes. Nosso compromisso é seguir investindo em estrutura e no acolhimento para que cada mãe e cada criança recebam o cuidado que merecem”, avaliou o secretário.
É menina a primeira bebê que nasceu no HMS, em Santarém
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região