
O município de Feira de Santana promoveu, neste sábado (19), uma ação estratégica de vacinação contra a gripe e a dengue no Shopping Avenida, localizado na Avenida Noide Cerqueira. A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso da população às vacinas, especialmente em dias e horários alternativos às unidades de saúde.
De acordo com a prefeitura, a campanha de descentralização da vacinação continuará na próxima semana. Na segunda-feira (21) e na quarta-feira (23), a ação será realizada no Centro de Abastecimento, das 8h às 16h, com a aplicação da vacina contra a gripe.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população pode atualizar o cartão de vacinação em qualquer uma das 103 salas de imunização da rede municipal, disponíveis de segunda a sexta-feira. Para o atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
Durante a cobertura da ação, a reportagem do Acorda Cidade conversou com a enfermeira da Rede de Frios da Secretaria Municipal de Saúde, Iana Lima, que explicou a importância de levar a vacinação para locais de grande circulação como shoppings.

“Essa ação não é a primeira aqui no Shopping Avenida. Temos feito essas estratégias justamente para alcançar pais e responsáveis que não conseguem levar seus filhos às unidades de saúde durante a semana. O horário e o local são bem estratégicos e contribuem bastante para ampliar a cobertura vacinal”, afirmou.
Segundo a enfermeira, estão sendo oferecidas duas vacinas: a da gripe, indicada para pessoas a partir de seis meses de idade, e a vacina contra a dengue, voltada para o público entre 10 e 14 anos.
Sobre os índices de cobertura, Iana destacou que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde ainda não foi atingida. “Como em boa parte do Brasil, ainda não alcançamos a cobertura ideal da vacina contra a influenza. No entanto, estamos avançando mais rápido do que no ano passado e acreditamos que vamos conseguir bater a meta”, declarou.

As ações itinerantes devem continuar em pontos estratégicos da cidade, como o Centro de Abastecimento e, nos fins de semana, em locais como o shopping. “Também temos a unidade de Saúde na Hora, que funciona até as 21h. A oferta de vacinas está sendo ampla, o que falta é a população procurar”, ressaltou Iana.
Ela também alertou para orientações específicas quanto à vacina contra a dengue. “Conforme orientação do Ministério da Saúde, ela não deve ser aplicada junto com vacinas de vírus vivos, como a da febre amarela, varicela e tetraviral. Fora isso, pode ser administrada com outras vacinas sem problema. Aqui em Feira, nunca registramos reações adversas, mas estamos com equipe médica de prontidão para garantir segurança durante a aplicação.”
Para quem deseja acompanhar o calendário vacinal, Iana orienta que ele está disponível nas unidades de saúde e também será divulgado nas redes sociais.
A aposentada Janete Santos Ribeiro foi uma das pessoas que aproveitou a ação para se vacinar contra a gripe. “Gostei muito, fui bem atendida. Estava procurando um posto para me vacinar, mas não estava conseguindo ir. Hoje consegui e achei ótimo”, contou.

Ela destacou que desde que começou a se vacinar, não adoeceu mais. “Depois que passei a tomar a vacina, nunca mais tive gripe. Principalmente agora, nesse tempo frio, é importante se prevenir”, disse.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade