Documentário mostra como indígenas atuam na preservação ambiental da Amazônia 


Projeto destaca protagonismo indígena no Amapá e Pará
Uma série de minidocumentários mostra como os povos indígenas da Amazônia ajudam na preservação ambiental. O trabalho foi produzido pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) e pela União Europeia.
A ideia é mostrar que os povos tradicionais sempre atuaram na conservação desses espaços e reforçar que essas práticas devem ser adotadas por toda a sociedade. Participaram da produção dez organizações indígenas nas quais o instituto atua.
Os indígenas são parte da obra tanto como personagens quanto como narradores de parte da série. O documentário mostra que esses povos colocam em prática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em 2015 pela ONU. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no Whatsapp
“Elas [as comunidades] já vivem na sustentabilidade e nós podemos aprender muito com elas. Assistindo esses mini documentários, a gente entende o modo de vida que eles levam, em que tantas cidades buscam esse modo de vida e que nós temos tanto a aprender com os indígenas”, disse Maria Silveira, assessora técnica de comunicação do Iepé. 
O material está disponível para assistir de forma online neste link. 
Sobre os minidocumentários
Documentário mostra o modo de vidas dos indígenas
Iepé/Divulgação
A produção é fruto do projeto “Nossas Terras, Nossas Aldeias: Terras Indígenas do Amapá e Norte do Pará”, iniciativa financiada pela União Europeia em parceria com o Instituto Iepé e organizações indígenas. 
A partir do material, os parceiros buscam formar uma sociedade com mais consciência ambiental. Os produtores destacam que o modo de vida dos indígenas sempre conversou com os aspectos de preservação, devendo ser seguido como uma forma de inspiração. 
A produção quer colocar os povos tradicionais no centro dos debates de políticas públicas ambientais, onde essas pessoas devem ser ouvidas para ajudar na construção dessas ideias. 
“Nós [o Iepé] trabalhamos como os povos indígenas de diferentes regiões com várias linhas de atuação, seja na defesa territorial, cultural, pesquisa, meio ambiente e economia e queremos também a participação dos povos indígenas na construção dessas politicas públicas que é essencial” disse Maria.
Cada documentário faz referência a um ou mais Objetivos da ONU (veja lista de episódios e temas mais abaixo).
Além da produção, o projeto promoveu a implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) das 10 Terras Indígenas (TIs) em que o Iepé atua no Amapá, norte do Pará e divisas com Roraima e Amazonas.
A região onde o instituto atua é equivalente a 13 milhões de hectares. Os planos destacam como essas comunidades se organizam e suas atividades socioeconômicas. 
Confira os temas dos quatro vídeos que compõem a série:
Proteção Territorial nas Terras Indígenas
ODS 15 – Vida Terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres
Segurança Alimentar nas Terras Indígenas
ODS 1 – Erradicação da Pobreza – Erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares
ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Energia Solar nas Terras Indígenas da Amazônia
ODS: 7 – Energia Limpa e Acessível – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos
A importância das organizações indígenas
ODS: 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
LEIA TAMBÉM:
Indígenas do AP participam de assembleia sobre ações emergenciais para segurança alimentar
Partes da comunidades indígenas do Amapá estão localizadas em Oiapoque
Mário Vilela/Funai
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.