
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, com o apoio do Núcleo de Inteligência da 1ª Coorpin e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (FICCO/SP), cumpriu, no sábado (26), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 39 anos, natural de Caruaru/PE. O investigado é suspeito de praticar estelionato sentimental em pelo menos cinco estados: Bahia, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte.
A prisão ocorreu na cidade de Boituva/SP, onde ele foi localizado após intensas diligências de inteligência. Na ocasião, o investigado já estava convivendo com uma nova vítima, repetindo o padrão observado nos crimes anteriores. A ordem de prisão foi expedida pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Feira de Santana e está relacionada a um inquérito instaurado pela Deam para apurar práticas de estelionato contra uma servidora pública da cidade, no contexto da Lei Maria da Penha.
Modus operandi do investigado
De acordo com as investigações, o homem usava a vulnerabilidade emocional das vítimas para estabelecer falsas relações amorosas, com o objetivo de obter vantagens financeiras. No caso investigado pela Deam de Feira de Santana, ele entrou em contato com a vítima por redes sociais, fez promessas de casamento e sociedade empresarial, e passou alguns dias em sua residência. Utilizando uma narrativa de investimento em um suposto grande negócio, ele convenceu a vítima a realizar transferências via Pix e a efetuar pagamentos no cartão de crédito. Após obter os valores, rompeu todos os contatos com a vítima.
As investigações mostram que o homem responde a pelo menos 10 inquéritos policiais por crimes semelhantes, envolvendo manipulação emocional, falsas promessas de vínculo afetivo ou profissional e elementos religiosos para coagir as vítimas. Em Sergipe, especialmente na capital Aracaju, ele aparece em sete boletins de ocorrência, com prejuízos que ultrapassam R$ 130 mil em um único caso.
Outros casos revelados pela investigação
Entre os golpes atribuídos ao suspeito estão:
- Um prejuízo de R$ 130 mil contra uma mulher em Aracaju, com o uso de coação e extorsão;
- Fraudes contra ao menos 13 mulheres nos estados de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia, com promessas de empregos fictícios no setor farmacêutico;
- Utilização de perfis falsos, múltiplas contas bancárias e manipulação psicológica para manter vítimas emocionalmente dominadas;
- Golpes direcionados a mulheres evangélicas, onde usava a fé como instrumento persuasivo.
Prisão preventiva e atuação integrada
A prisão preventiva do homem foi solicitada pela delegada titular da Deam de Feira de Santana, com base na gravidade dos crimes, no risco de reiteração criminosa e na itinerância do suspeito, que dificultava sua localização. A atuação articulada com a FICCO/SP foi essencial para identificar e prender o investigado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.