
Casal de Bauru viaja pelo Brasil com os gatos a bordo de motorhome
O casal Bianca Martins e Gabriel Camasmie, de Bauru (SP), realizou o que muitos sonham em fazer, mas não têm coragem: deixar tudo para trás e viajar pelo Brasil dentro de um motorhome improvisado.
A bordo do Maria Bonita, como carinhosamente é chamada a van MB180D adaptada, o casal percorre vários destinos do país desde o ano passado, em companhia de Surya e Buda, os gatos de estimação. E registra nas redes sociais a rotina de transformar o veículo na própria morada.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
“É uma liberdade que a gente experimenta. Aprendemos a confiar no fluxo da vida. Percebemos que não adianta fazer grandes preparativos. As coisas funcionam melhor e, assim, chegamos aos lugares”, explica Bianca, de 31 anos, em entrevista ao g1.
Dentro de um trailer enquanto estavam em São Lourenço, uma estância hidromineral no sul de Minas Gerais, os dois contam que sempre gostaram de viagens e apreciam acampar e percorrer trilhas.
Bianca Martins e Gabriel Camasmie, no alto da van Maria Bonita, com a qual viajam de Bauru (SP) para vários destinos no Brasil: casal largou tudo para trás para realizar sonho
Arquivo pessoal
Projeto de vida
Disposta a concretizar o antigo sonho de viajar e morar dentro de uma perua ou Kombi, Bianca deixou de lado o emprego de coordenadora financeira em Bauru e passou a viver do artesanato que produz e vende por onde anda. Ela também é professora de ioga.
Encontrou no companheiro Gabriel, de 34 anos, o parceiro ideal para a empreitada. Formado em engenharia de produção, e fora do emprego de analista de processos, Gabriel passou a trabalhar como professor particular de inglês.
Abraçou o projeto de vida da mulher. Hoje, viaja com Bianca e comercializa doces que ele mesmo produz.
“Adorei a ideia. É uma maneira de conhecer lugares diferentes com mais conforto do que um ‘mochilão'”, afirma Gabriel.
Gabriel Camasmie e Bianca Martins com os gatos Buda e Surya (de coleira): companheiros inseparáveis de viagens em motorhome, de Bauru (SP) para outras partes do país
Arquivo pessoal
Conversa séria
O começo do sonho foi em 2023. Quando o relacionamento engrenou, Bianca chamou Gabriel para conversar sobre o projeto do motorhome. Decididos a encarar a aventura, colocaram em prática: venderam o carro para adquirir um veículo que melhor se encaixasse nos planos.
Encontraram a Maria Bonita em São Caetano do Sul (SP), comprada por R$ 33 mil. Com as próprias mãos, os dois arrancaram todos os forros para verificar as condições da lataria, antes de levar a van para a reforma em uma oficina especializada de Jacareí (SP).
A saga é narrada em vídeos e postagens no perfil Contos Sobre Rodas, no Instagram, com as dicas de viagem, as peripécias culinárias e a produção de artesanato do casal.
Gabriel e Bianca gastaram em torno de R$ 80 mil com a concretização do sonho do motorhome. “Isso sem contar o custo com manutenção periódica”, diz Gabriel.
Com os gatos
O casal estreou a Maria Bonita em viagens para vários destinos dentro de São Paulo: litoral sul, região de Brotas, Rio Claro e Pindamonhangaba.
Agora, percorre outros caminhos do Brasil. Em Minas Gerais, depois de São Lourenço, Gabriel e Bianca seguirão para São Tomé das Letras, conhecida pelas grutas e outras atrações de ecoturismo.
Gabriel explica que a preferência, por enquanto, é por viajar dentro do próprio país. “Tem gente que gosta de ir com o trailer para outros países, mas a gente quer primeiro conhecer o Brasil”, afirma.
Além da própria Maria Bonita, o que chama a atenção nas viagens são os gatos Buda e Surya. Eles seguem em todas as aventuras com o casal de tutores, dentro e fora do motorhome.
Segundo Bianca, os felinos adoram passear pelos lugares com a coleira. “Eles são acostumados desde filhotes. Não estranham a coleira em nada”, conta ela.
Coragem
Por onde vai, o casal conversa com as pessoas e recebe elogios pela iniciativa. “Tem gente que diz ter muita vontade de fazer igual, mas não tem coragem”, revela Bianca. O segredo, segundo Gabriel, é realizar os planos “com medo mesmo”.
“Nós mesmos sempre estamos com medo. Mas percebemos que, como não dá para controlar todos os eventos, é melhor focar no curto prazo. E vamos seguindo”, diz ele.
Para Bianca, a parte mais difícil é estar longe da família de Bauru, da qual é apegada. “Estou aprendendo a lidar com a saudade. O corpo já estava pronto para morar fora, a mente ainda não. Mas eu sempre telefono para a família, compartilho a localização”, conta.
Já Gabriel saiu cedo de casa para estudar fora – se formou na graduação em Foz do Iguaçu (PR).
“Aprendi na dor a ficar longe. Sinto falta, mas não necessidade de estar próximo”, conta ele.
Gabriel Camasmie e Bianca Martins: casal de viajantes de Bauru (SP) registra a rotina dentro do motorhome e compartilha nas redes sociais
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região