
Devotos participaram neste sábado (26) da Missa Solene da padroeira de Feira de Santana, Nossa Senhora Sant’Ana, realizada na Catedral Metropolitana de Sant’Ana. O pároco da catedral, Padre Paulo Tarso, destacou a importância de Sant’Ana e seu significado para a história de Feira de Santana e para os católicos.

“Sant’Ana está na origem de tudo, do povoamento de Feira. Então, significa história, fé e devoção. São quase 300 anos de história. Hoje, nessa celebração, tivemos os padres, as paróquias, todas juntas. Estamos contentes e realizados com a festa, que foi muito bonita”, afirmou.

O Padre Paulo Tarso também falou sobre o trabalho e a organização da Festa de Sant’Ana, que ocorre ao longo de todo o ano e conta com o apoio de membros da igreja.
“Eu, juntamente com nossa comissão, organizamos tudo ao longo do ano. Quando a festa estava se aproximando, criamos subcomissões e nos estruturamos, buscando ajuda e apoio da prefeitura, de órgãos públicos e da comunidade de fé. O povo feirense sempre abraça a festa da nossa padroeira”, declarou.

Ele ainda destacou a participação dos jovens, que considera um diferencial para a igreja. “Não temos reclamações sobre a ausência dos jovens em nossa comunidade. Nas quermesses, após as celebrações, a juventude animava com dinamismo e alegria. Estão de parabéns.”
O Frei Cal, presente na celebração, afirmou que esse é um momento de devoção e alegria. “É uma alegria grande participar dessa festa. Senhora Sant’Ana é a padroeira da cidade e, como filho de Feira de Santana, devoto de Senhora Sant’Ana, não posso me ausentar em um momento como este. O pedido que não podemos deixar de fazer é pela paz, não só para Feira, mas para o mundo. Devemos cultivar a paz dentro de nós e espalhá-la no mundo inteiro”, afirmou.

O Frei Jorge também falou sobre o significado da festa de Sant’Ana, que para ele simboliza a renovação da fé e a valorização da história.

“Somos fruto de uma história. A nossa fé nasce de Jesus, mas foi trazida historicamente por Ana Brandão e Domingos José de Araújo, que ajudaram a florescer nas terras feirenses a nossa devoção. Atualizar a fé é necessário devido aos desafios da atualidade. Quais são os desafios que hoje temos para enfrentar? Temos as mídias digitais, viver o matrimônio com fidelidade, a inteligência artificial. Precisamos renovar a nossa fé constantemente, pois a cada época surgem novos desafios”, explicou.

Vários políticos estiveram presentes na missa, a exemplo do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que revelou ao Acorda Cidade ter pedido bênçãos a Senhora Sant’Ana para enfrentar os desafios diários. Ele também lembrou do Dia dos Avós, comemorado neste sábado.

“A gente pede fé, esperança e saúde para todos. Que Senhora Sant’Ana nos cubra de bênçãos e interceda ao nosso Senhor Jesus Cristo para que essa cidade cresça e evolua. Também desejo que, neste dia dedicado aos avós, possamos aproveitar o tempo ao lado dos netos”, afirmou.



Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.