Idoso que ainda não se vacinou contra a gripe vai receber SMS de alerta

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pessoas com 60 anos ou mais, residentes no Espírito Santo, que ainda não receberam a dose da vacina contra a gripe (Influenza) em 2025, passaram a receber mensagens de texto (SMS) com orientações sobre a importância da imunização. A iniciativa é da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), e visa aumentar a cobertura vacinal deste público prioritário.

Desde a última segunda-feira (21), mais de 70 mil mensagens foram encaminhadas com o alerta: “Atenção! Você que tem 60 anos ou mais, procure a unidade de saúde mais próxima e garanta a vacinação contra a gripe. Diga SIM à proteção!”

Conforme informado pela Sesa, nenhuma das mensagens contém links e que o foco é mobilizar e conscientizar os idosos sobre a importância da dose anual, considerando que a vacina tem atualização todos os anos, conforme as cepas em circulação.

Baixa cobertura

De acordo com dados do sistema Vacina e Confia (VeC), até quarta-feira (23), apenas 52,79% dos idosos com 60 anos ou mais haviam se vacinado. A meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

A cobertura geral no Estado, que inclui também crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos, está em 52,85%.

A referência técnica do PEI, Danielle Grillo, alerta que muitos idosos deixam de tomar a nova dose por acharem que a vacina do ano anterior ainda oferece proteção.

Muitas pessoas acham que por terem tomado a dose no ano anterior, não precisam tomar mais neste ano, mas é importante lembrarmos sempre que a vacina da gripe é atualizada anualmente, de acordo com as cepas do vírus que circulam no país. É importante retornar à sala de vacinação mais próxima e atualizar para a dose deste ano. Além disso, a duração da proteção da vacina é de aproximadamente 12 meses.

As doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em mais de 700 salas de vacinação espalhadas pelo Estado. Além disso, a Sesa orienta os municípios a adotarem estratégias ativas de busca pelo público idoso, como parcerias comunitárias e ações intersetoriais.

Sistema Vacina e Confia

A identificação de idosos não vacinados acontece por meio do sistema Vacina e Confia (VeC), que reúne dados das imunizações realizadas tanto em unidades públicas quanto privadas. O sistema também permite que a população acesse o cartão de vacinação online, mediante cadastro.

Para garantir que as ações de comunicação, como o envio de SMS, sejam efetivas, a Sesa orienta que os dados cadastrais estejam sempre atualizados. A atualização ocorre diretamente com os profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.