Corveta russa intercepta míssil antinavio Uran usando sistema Pantsir‑M no Mar Cáspio

Durante exercícios realizados recentemente, a corveta russa Taifun da classe Karakurt (Project 22800) equipada com o sistema de defesa aérea naval Pantsir‑M, interceptou com sucesso um míssil alvo Uran (Kh‑35) lançado pelo sistema costeiro Bal, em simulação de defesa contra ameaças semelhantes aos mísseis de cruzeiro ucranianos Neptune e o americano Harpoon.

Segundo imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa da Rússia, a corveta da Flotilha do Cáspio usou o Pantsir‑M para derrubar um alvo Uran voando em altíssima velocidade e trajetória rasante, em baixa altitude, replicando ataque real de mísseis antinavio. O Kh‑35, também conhecido como Uran, é o equivalente russo ao Harpoon dos EUA e a base do modelo ucraniano Neptune.

Kh‑35 Uran

O Pantsir-M está equipado com um sistema de identificação amigo ou inimigo e armado com a versão naval dos mísseis 57E6 do Pantsir, além de mísseis Hermes-K. Seu armamento secundário consiste em dois canhões rotativos GSh-6-30K/AO-18KD de seis canos, calibre 30×165 mm (com alcance de 5 km), os mesmos utilizados no sistema Kashtan-M.

O Pantsir-M é totalmente automatizado e capaz de engajar até quatro alvos simultaneamente, a uma distância de até 20 km, podendo operar em bateria com até quatro módulos. Ele pode interceptar mísseis do tipo sea skimming voando a apenas dois metros acima da superfície.

Caso um alvo não seja suficientemente destruído pelo ataque com mísseis, o sistema pode automaticamente direcionar seus canhões contra ele. O radar de varredura eletrônica (phased array), o sistema eletro-óptico/infravermelho de aquisição e identificação de alvos do Pantsir-M são baseados no sistema 1RS2-1 do Pantsir original.

Corveta classe Karakurt equipada com o Pantsir‑M

O post Corveta russa intercepta míssil antinavio Uran usando sistema Pantsir‑M no Mar Cáspio apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.