
O Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha, começou a implantar o serviço de teleassistência nesta quinta-feira (31). Nas teleconsultas, o paciente é levado a uma sala apropriada e vai ser consultado, de forma remota (pelo computador), por um médico que estará em um consultório fora da unidade.
O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não serão atendidos por teleconsulta os pacientes com limitações auditivas, cognitivas ou visuais significativas, gestantes e menores de 18 anos.
O novo modelo de atendimento virtual será destinado a pacientes classificados como pouco urgentes (verde) ou não urgentes (azul), conforme triagem inicial feita por profissionais de saúde. A seleção ocorre diretamente no PA, sem necessidade de atendimento prévio, e voltada para demandas espontâneas.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, a teleassistência vai tornar os serviços de saúde mais ágeis e eficientes, com redução no tempo de espera e ampliação da capacidade de atendimento.
Ainda de acordo com a prefeitura, o atendimento será humanizado e vai evitar a sobrecarga da equipe presencial. O PA da Glória, atualmente, realiza cerca de 22 mil atendimentos por mês.