
Um cliente inusitado foi flagrado em um estabelecimento comercial no centro de Guaçuí, no Caparaó do Espírito Santo, nesta sexta-feira (01). O ouriço-cacheiro (Coendou spinosus), mais conhecido como porco-espinho brasileiro, estava em cima de um corrimão em uma área de grande circulação de pedestres.
Segundo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que foi acionado para fazer o resgate do animal silvestre, o ouriço-cacheiro provavelmente saiu de seu habitat em busca de abrigo ou alimento.
CONFIRA O VÍDEO:
Após o resgate ser feito, seguindo todas as normas de segurança para o animal e para a população, o ouriço-cacheiro foi devolvido ao seu habitat natural, em uma área de mata longe da zona urbana.
Segundo o biólogo e vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo, Daniel Gosser Motta, a recomendação ao encontrar um ouriço-cacheiro em ambiente urbano é não se aproximar e chamar o resgate:
“Evite o contato, mantenha a distância e ligue para o resgate da prefeitura ou Polícia Militar Ambiental”, orientou.
Alerta para situações similares
A mesma recomendação é feita pelo Batalhão Ambiental, para que a população não tente capturar ou afugentar animais silvestres que apareçam nas áreas urbanas ou nas residências. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque-denúncia 181.