L3Harris conclui com sucesso testes do novo sistema de propulsão para torpedo leve

A empresa norte-americana L3Harris Technologies anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes do primeiro sistema de planta de potência do Stored Chemical Energy Propulsion System (SCEPS), que será utilizado no novo torpedo leve avançado da Marinha dos EUA, o MK 54 MOD 2 Incremento 2.

O teste confirmou o desempenho e a funcionalidade do componente essencial do sistema de propulsão, e prepara o terreno para os testes de verificação de projeto do sistema SCEPS completamente integrado, previstos para o final deste ano.

“A planta de potência é o coração do sistema de propulsão que dará vida ao torpedo MK 54 MOD 2”, destacou Scott Alexander, presidente da divisão Missile Solutions da Aerojet Rocketdyne, subsidiária da L3Harris. “Ficamos satisfeitos com o desempenho durante os testes e esperamos concluir em breve a verificação do projeto completo da seção traseira do torpedo.”

Inovação em propulsão subaquática

O SCEPS é um sistema inovador que utiliza um caldeirão de lítio para gerar calor. Esse calor cria vapor, que então impulsiona uma turbina responsável pela propulsão do torpedo. Essa tecnologia é considerada um avanço significativo em relação aos sistemas tradicionais, oferecendo maior alcance, velocidade e confiabilidade para missões antissubmarino da Marinha norte-americana.

A L3Harris, contratada pela Marinha dos EUA para fornecer o projeto completo da propulsão SCEPS para o MK 54 MOD 2, é responsável por entregar não apenas a planta de potência, mas também a seção traseira do torpedo e o conjunto de cauda integrado.

Capacidade industrial estratégica

O centro de excelência da L3Harris para fabricação de propulsão subaquática, localizado em Orlando, Flórida, abriga a única capacidade de produção do SCEPS nos Estados Unidos, representando um ativo crítico da base industrial de defesa americana.

Além dos contratos governamentais, a empresa vem investindo recursos próprios no desenvolvimento de protótipos e testes de componentes do SCEPS, como forma de acelerar a maturação tecnológica e garantir a prontidão industrial da solução.

Sobre o MK 54 MOD 2 Increment 2

O MK 54 MOD 2 Increment 2 é a mais recente evolução dos torpedos leves da Marinha dos EUA, otimizados para operações antissubmarino lançadas a partir de navios de superfície e aeronaves navais. O incremento atual integra:

  • Sensores avançados de busca e aquisição;
  • Maior automação no rastreamento e na seleção de alvos;
  • Nova seção de propulsão baseada em energia química armazenada (SCEPS).

Combinando precisão, velocidade e letalidade, a nova versão do MK 54 busca manter a superioridade dos EUA no domínio subaquático, especialmente diante da crescente sofisticação das forças navais adversárias.

Fonte: L3Harris Technologies / U.S. Navy Press Office


O post L3Harris conclui com sucesso testes do novo sistema de propulsão para torpedo leve apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.