A UPM nomeou Sami Pauni como seu novo vice-presidente executivo e conselheiro geral. Ele fará parte da Equipe Executiva do Grupo e se reportará a Massimo Reynaudo, presidente e CEO da companhia. Pauni assumirá a função até, no máximo, janeiro de 2026.
Nascido em 1974, Sami Pauni é cidadão finlandês e atuará a partir de Helsinque, na Finlândia. Ele vem da Huhtamäki Oyj, onde ocupou diversos cargos de liderança desde 2006, com atuação nas áreas jurídica, sustentabilidade, responsabilidade corporativa, gestão de riscos e propriedade intelectual. Desde 2015, integra a Equipe Executiva Global da empresa, exercendo recentemente a função de vice-presidente executivo de Sustentabilidade, Assuntos Corporativos e Jurídicos. Pauni é formado em Direito.
“Dou as boas-vindas a Sami à UPM e à Equipe Executiva do Grupo. Ele é um profissional experiente e versátil, cuja ampla expertise em assuntos jurídicos, compliance e governança corporativa, além de sua experiência relevante na indústria, serão de grande valor para nós”, afirmou Massimo Reynaudo.

Sami Pauni sucederá Juha Mäkelä, que atingiu a idade contratual para aposentadoria após atuar como conselheiro geral do grupo desde 2005.
“Em nome de toda a empresa e da Equipe Executiva do Grupo, quero agradecer a Juha por sua contribuição extraordinária à UPM. Ao longo de seus 20 anos de carreira na empresa, ele foi um líder e colega altamente respeitado, reconhecido por seus conselhos sólidos, baseados em grande conhecimento de negócios e integridade inabalável”, destacou Reynaudo.
Juha Mäkelä permanecerá no cargo até o final de 2025 e continuará atuando como consultor sênior durante o primeiro semestre de 2026.
O post UPM nomeia Sami Pauni como novo Vice-Presidente Executivo e Conselheiro Geral apareceu primeiro em Portal Celulose.