O que significa quando uma pessoa fala sozinha, segundo a psicologia

O que significa quando uma pessoa fala sozinha, segundo a psicologia

Você já se pegou conversando em voz alta consigo mesmo? Se a resposta é sim, saiba que isso está longe de ser motivo de vergonha. Na verdade, a ciência revela que essa prática, muitas vista com preconceito, pode ser uma ferramenta poderosa para o seu cérebro.

Durante muito tempo, conversar sozinho em voz alta foi associado a problemas de saúde mental. Mas pesquisas recentes da psicologia estão virando esse jogo. Elas mostram que esse hábito, especialmente quando não vem acompanhado de outros sintomas preocupantes, pode turbinar habilidades como a memória e a concentração.

O professor Gary Lupyan, da Universidade de Wisconsin, explica o fenômeno. Num estudo, voluntários viram telas cheias de objetos. Aqueles que disseram o nome do que procuravam em voz alta encontraram os itens mais rápido. Por quê? “Ao dizer o que você está vendo, seu cérebro aciona informações visuais para identificar o objeto com mais rapidez”, esclarece Lupyan. É como se a fala desse um comando mais claro para os olhos.

Olhe para as crianças: elas são mestras nisso. Quando estão aprendendo uma tarefa nova – seja amarrar os cadarços, montar um quebra-cabeça ou seguir uma regra de jogo – é comum ouvi-las falando os passos em voz alta. Esse “diálogo externo” não é sinal de confusão. É uma estratégia natural para guiar suas ações, melhorar a coordenação e consolidar o aprendizado. É um recurso fundamental para o desenvolvimento.

A psicoterapeuta Anne Wilson oferece uma perspectiva reconfortante: “Todos nós precisamos conversar com alguém interessante, que nos conheça perfeitamente e esteja do nosso lado. E quem melhor para isso do que nós mesmos?”. Muitos profissionais de saúde mental inclusive recomendam esta prática pelos seus efeitos positivos.

Quais são esses efeitos? Conversar consigo mesmo em voz alta oferece vantagens concretas:

  • Memória Afiada: Verbalizar informações ajuda a fixá-las melhor. Dizer uma lista de compras em voz alta pode ser mais eficaz do que só pensar nela.
  • Pensamento Organizado: Falar sobre um problema ou plano força a estruturar as ideias de forma mais clara e lógica.
  • Solução de Problemas: Ao “ouvir” seus próprios pensamentos, você pode analisar diferentes ângulos de uma situação com mais facilidade.

A psicologia atual enxerga esse hábito como uma forma saudável de “socialização interna”. Ele pode trazer clareza mental, oferecer motivação em momentos difíceis e contribuir para o bem-estar emocional.

Essa mudança de olhar tem respaldo científico sólido, como demonstrado no trabalho do próprio Gary Lupyan e de Daniel Swingley, publicado em uma importante revista de psicologia experimental em 2011. Eles comprovaram que a fala autodirigida realmente melhora o desempenho em tarefas visuais. Então, da próxima vez que se ouvir conversando sozinho, lembre-se: pode ser seu cérebro trabalhando no modo turbo.

Esse O que significa quando uma pessoa fala sozinha, segundo a psicologia foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.