O governo espera anunciar até a próxima terça-feira (12) o pacote de medidas para enfrentar o impacto das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, conforme informou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no último sábado (9). As novas tarifas entraram em vigor na última quarta-feira (6).
“Lula deve anunciar um pacote de medidas mitigatórias, ou seja, apoiar as empresas. Quais empresas? Aquelas que exportam mais para os Estados Unidos e que foram afetadas”, disse o vice-presidente e chefe das negociações envolvendo as tarifas.
As medidas estão sendo estudadas por um conjunto de ministérios, sob coordenação do Ministério da Fazenda, e devem ser apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta segunda-feira (11).
Segundo interlocutores do Planalto, o plano de contingência deve contemplar linhas de crédito especial para empresas impactadas, a ampliação das compras públicas de produtos perecíveis e o adiamento das cobranças de tributos e contribuições federais. Também estão sendo analisadas medidas específicas para determinados setores da economia, mais fortemente afetados.
Além disso, segundo Alckmin, o governo segue trabalhando para ampliar a lista de produtos isentos das tarifas de 50%. “Vamos procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, fiquem fora dessas tarifas, que entendemos extremamente injusta”, disse o vice-presidente.
O post Semana no Planalto deve ter anúncio de medidas para ajuda contra tarifaço apareceu primeiro em Brasil de Fato.