
Quem viveu os anos 90 ou 2000 provavelmente tem na memória afetiva os álbuns de figurinhas, aqueles livrinhos recheados de desenhos como Pokémon, Dragon Ball, Bob Esponja, Harry Potter e até da telenovela mexicana, Rebelde. Agora, Feira de Santana acaba de ganhar sua própria versão nostálgica e cheia de representatividade: o “FeiraMon”, um álbum de figurinhas criado pelo influencer feirense Diego de Azevedo, de 31 anos, mais conhecido como O Magrinho.
Famoso por aparecer nas redes sociais vestido de Pikachu e com mais de 50 mil seguidores, Magrinho decidiu fazer algo “difeirenciado” e lançou um álbum inteirinho inspirado no universo Pokémon, mas com um toque 100% feirense.

“A ideia do álbum surgiu numa brincadeira no intuito de viralizar na internet, na minha infância colecionava álbuns de figurinha e também criava alguns”, contou o criador do FeiraMon ao Acorda Cidade.
O que começou como diversão, acabou virando um verdadeiro fenômeno na cidade. O álbum, que já está sendo muito procurado, terá todo o valor arrecadado revertido para a compra de brinquedos que serão doados no Dia das Crianças.
“A procura é muito alta. São vários comentários dizendo ‘eu quero’ e o pessoal me chamando no direct querendo saber como faz pra poder adquirir”, revelou Magrinho.

Criado em apenas três dias, o FeiraMon traz 36 figurinhas divididas em três páginas e reúne, com bom humor, políticos, artistas, moradores conhecidos, pontos turísticos e até o pastel da Feirinha da Estação entrou na brincadeira. Tem de tudo um pouco do que faz parte da identidade e da memória da cidade. Até o “golpe do perfume na bandeja”, muito conhecido por quem é de Feira, virou figurinha.

Tem a jornalista Madalena Braga, que já uma feirense de coração; tem o cantor Luiz Caldas, o jogador de futebol que cresceu no bairro Aviário, Talisca, o Pastor Moisés entre muitas outras figuras da cidade.

A capa já é um show à parte trazendo cartões-postais de Feira de Santana e até o excelentíssimo prefeito José Ronaldo em versão treinador Pokémon, o Ash Ketchum feirense.

A figurinha mais rara — aquela que todo mundo quer, mas é difícil de encontrar — é ninguém menos que a famosa caixa d’água do Tomba, considerada por muitos um verdadeiro monumento de Feira de Santana.
“Tinha que ser, mas também tem umas figurinhas épicas de artistas feirenses que conquistaram o Brasil e o mundo”, completou o criador.

A iniciativa ainda promete por muito mais tempo mexer com o coração de muitos feirenses que cresceram trocando figurinhas no recreio e juntando o “troquinho” pra tentar completar o álbum.
Diante do sucesso do FeiraMon, Magrinho já tem novas criações a caminho. Entre os próximos lançamentos estão o FeiraGods, inspirado no universo do Bobbie Goods, e o Feira Imobiliário, uma versão do clássico Banco Imobiliário.
Quem tiver interesse em adquirir o álbum pode saber mais detalhes de valores pelo perfil do Instagram @omagrinhooriginal
E aí, qual a sua figurinha favorita?
Veja o vídeo:
Com informações e produção da jornalista Jaqueline Ferreira do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.