Polícia Civil realiza operação para combater comércio irregular de celulares na Bahia

Polícia Civil realiza Operação Mobile 360º para combater comércio irregular de celulares
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia, por meio de diversas delegacias e coordenações regionais, realizou a Operação “Mobile 360º”, com o objetivo de fiscalizar, recuperar e restituir aparelhos celulares comercializados de forma irregular ou provenientes de origem ilícita. A ação foi realizada nos municípios de Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e Serrinha, e fiscalizou estabelecimentos especializados em conserto e venda de celulares novos e usados.

Polícia Civil realiza Operação Mobile 360º para combater comércio irregular de celulares
Foto: Polícia Civil

Santo Amaro

Em Santo Amaro, a operação foi conduzida pela 1ª DT de Santo Amaro e pelo Serviço de Investigação (SI) da 3ª Coorpin. Quatro estabelecimentos comerciais passaram por fiscalização.

  • Três estabelecimentos apresentaram toda a documentação de forma regular, comprovando a origem de aparelhos novos e usados expostos à venda, incluindo sete celulares usados devidamente identificados.
  • No entanto, em uma loja as autoridades apreenderam 12 celulares usados expostos à venda sem nenhuma documentação que comprovasse sua origem. Os aparelhos foram encaminhados à 1ª DT para análise pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Segurança (NTIS) de Santo Amaro, com o intuito de verificar se possuem restrições de furto ou roubo.

Santo Antônio de Jesus

Na cidade de Santo Antônio de Jesus, as diligências foram realizadas pela 4ª Coorpin em quatro estabelecimentos comerciais.

Não foram encontradas irregularidades nos locais fiscalizados. Durante a operação, 25 aparelhos tiveram suas notas fiscais apresentadas, confirmando regularidade e ausência de restrições nos equipamentos.

A operação segue em andamento, com novas diligências previstas para outras localidades dentro da área de atuação da 4ª Coorpin, com foco na repressão ao comércio ilegal de celulares.

Serrinha

Em Serrinha, a Delegacia Territorial, com apoio do Catti-Sisal, executou ações de fiscalização em lojas do centro da cidade.

  • Após verificações detalhadas dos números de IMEI nos aparelhos encontrados, nenhum celular com irregularidade foi identificado nos estabelecimentos visitados pelos policiais civis.
  • Durante a operação, buscas ativas realizadas em parceria com operadoras de telefonia identificaram um aparelho com restrição de roubo sendo utilizado por uma mulher residente no município. Em diligência, o aparelho foi apreendido e será devolvido à vítima, enquanto a responsável pelo uso do celular prestará esclarecimentos, possibilitando a continuidade das investigações para identificar outros possíveis envolvidos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.