Câmara de Balneário Camboriú aprova três projetos e entrega moções de reconhecimento

O plenário da Câmara de Balneário Camboriú aprovou três projetos na sessão desta quarta-feira (13/08).

O Projeto de Lei Ordinária 88/2025, do vereador Eduardo Zanatta (PT), altera a Lei nº 3.578/2013, que declara de utilidade pública a entidade CMEAR – Cultura, Montanhismo, Educação e Proteção do Meio Ambiente.

A proposição tem o “objetivo de atualizar a legislação vigente quanto ao nome da entidade de utilidade pública que mantém seu título desde 2013”. A associação sem fins lucrativos teve alterações estatutárias e nos objetivos institucionais, passando a denominar-se Universidade do Bem Viver da Foz do Rio Itajaí Açu.

O projeto foi aprovado com 13 votos favoráveis e dois votos contrários, e segue para sanção da prefeita

Outros dois projetos, de autoria do Poder Executivo, foram aprovados pela unanimidade dos vereadores presentes, e também serão enviados para sanção da prefeita.

O Projeto de Lei Ordinária 149/2025 altera a Lei nº 3.126/2010, para vincular o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMUM) à Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família; institui o Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres (FMDM); e estabelece diretrizes para sua gestão, fontes de recursos e aplicação, visando o fortalecimento de políticas públicas para a promoção, defesa e garantia dos direitos das mulheres no município.

E o Projeto de Lei Ordinária 206/2025 autoriza o Poder Executivo Municipal a indenizar área de terra em favor de Sonia Aparecida da Silva Ferreira e Manoel Sadi Ferreira, destinada à implantação da Avenida Prefeito Meirinho.

Confira nos quadros ao final da matéria as deliberações das outras proposições constantes na pauta, e assista ao vídeo das reuniões abaixo dos quadros.

Leia o relatório das votações da reunião ordinária clicando aqui, e a relação das moções aprovadas, e do pedido de informações e das indicações encaminhadas na sessão, aqui.

Entrega de moções

No início da sessão foi feita a entrega de 15 moções.

Foto: Márcio Gonçalves

A Moção 266/2025, do vereador Guilherme Cardoso (PL), congratula Paulo César Vargas pelo desenvolvimento e liderança no projeto Caixa Solidária, iniciativa de reconhecido impacto social e ambiental, que vem promovendo solidariedade, responsabilidade coletiva e cidadania em Santa Catarina e em diversas regiões do país.

Foto: Márcio Gonçalves

As moções de 317/2025 a 328/2025, do vereador Alessandro Teco (DC), congratulam Eduardo Antônio Noll Cardoso, Vilso Maas, Julimar Rogério Dagostin Júnior, Rosana Bez, Verônica Maris Amorim Rodrigues, Daniela Maria Müller, Márcia Sissi Reguse, Naéje Zeni Dolzan, Fernanda Boni, Carolina Gazina Demeterco, Roberto Adriano Correa e Bruna Alves da Silva pelos trabalhos desenvolvidos com excelência no Posto de Informações Turísticas (PIT) de Balneário Camboriú.

Foto: Márcio Gonçalves

A Moção 338/2025, da vereadora Jade Martins (MDB), congratula o dr. Alexandre Balestieri Balan, pelo dia do Psiquiatra e pelos relevantes serviços prestados à saúde mental no município de Balneário Camboriú.

E a Moção 246/2025, do vereador Elton Garcia (PSD), à senhora Maria Elida de Souza Nunes, pelos seus 43 anos de atuação no ponto de milho na Praia Central, o mais antigo em funcionamento na cidade.

PROPOSIÇÕES DE 13.08.25

Projeto de Lei Ordinária 9/2025

Institui o Portal Animal Balneário Camboriú, com o objetivo de promover a adoção responsável, o registro de animais perdidos e encontrados, e a divulgação de informações sobre bem-estar animal de forma digital e sustentável.

Autor: vereador Guilherme Cardoso (PL)

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 162/2025

Altera e acrescenta dispositivos da Lei n.º 4.686/2022, que dispõe sobre a intensificação de medidas administrativas de fiscalização, prevenção, orientação e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no município.

Autor: Poder Executivo

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 169/2025

Denomina de “Praça Pública Marli Soares” a praça localizada na Rua Pedro Pinto Felipe esquina com a Rua Júlio Graciliano, no Bairro São Judas Tadeu.

Autor: vereador Ricardinho da Saúde (PRD) e subscrito por oito vereadores

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 174/2025

Declara a Festa dos Pescadores como patrimônio cultural imaterial do Município.

Autor: Poder Executivo

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 195/2025

Dispõe sobre a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) incidente sobre imóvel pertencente à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Autor: Poder Executivo

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 200/2025

Dispõe sobre a criação da Escola de Arte e Artesanato no município.

Autor: Poder Executivo

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 102/2025

Altera dispositivos da Lei 4.032/2017, que regulamenta a transição administrativa entre governos no âmbito do Poder Executivo do Município.

Autora: vereadora Jade Martins (MDB)

Pedido de adiamento, feito pela autora do projeto, aprovado pelo plenário.
Obs.: o projeto volta à pauta na próxima sessão ordinária (19/08).

Projeto de Lei Ordinária 170/2025

Altera dispositivo da Lei Municipal nº 2.698/2007, que, por sua vez, altera a composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Autor: Poder Executivo

Pedido de vista, feito pelo vereador Mazinho Miranda (PRD), aprovado pelo plenário.

Projeto de Lei Ordinária 202/2025

Altera dispositivos da Lei Municipal nº 1.069/1991, que dispõe sobre o estatuto e o plano de carreira dos funcionários públicos civis da administração direta, fundacional e autárquica do Município de Balneário Camboriú.

Autor: Poder Executivo

Retirado de pauta por falta de pareceres.

O post Câmara de Balneário Camboriú aprova três projetos e entrega moções de reconhecimento apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.