
Tem aumento de imposto para produtos brasileiros nos EUA? O limão azedo virou limonada para uma marca capixaba de calçados que não está nem aí pra isso. A Itapuã vai além e quer crescer ainda mais de olho no mercado internacional. E olha que o setor teve queda de vendas.
Enquanto o segmento brasileiro de calçados registrou queda de 11,8% nas exportações em julho, segundo a Abicalçados, a Itapuã Calçados, de Cachoeiro de Itapemirim, alcançou crescimento de 21% no faturamento no mesmo período. O desempenho positivo vem em meio a um cenário de tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos. E isso afeta diretamente parte das empresas do segmento.
O segredo para escapar das turbulências do mercado foi apostar em uma estratégia de diversificação. Ao contrário da maioria das fabricantes, a Itapuã distribui seus embarques para países das Américas do Sul (Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Chile e Paraguai), Central (Panamá, Costa Rica e Guatemala) e no Oriente Médio, com a Arábia Saudita. Apenas 5% das exportações da empresa de calçados seguem para o mercado norte-americano, contra cerca de 20% da média nacional.
Segundo Milton Perusse, head de Negócio B2B da Itapuã Calçados, esse leque de mercados é o que garante fôlego em tempos de instabilidade. “A diversidade de parceiros que temos fora do Brasil é, nesse momento de crise, o que vai nos permitir seguirmos sendo competitivos no mercado”.
A marca também vem retomando sua presença internacional de forma estratégica. “Estamos voltando a fortalecer nossa operação internacional e os resultados já começam a aparecer”, diz Victoria Thomaz, gerente de Marketing da Itapuã Calçados. A agenda inclui participação na MICAM Milano, maior feira internacional de calçados, em setembro, na Itália.