Recém-chegada de uma temporada na Europa, onde apresentou o premiado álbum LaVaca em palcos e feiras culturais de Portugal e Espanha, Clarissa Ferreira retorna à capital gaúcha para celebrar um marco na sua trajetória: o primeiro ano de lançamento do disco que conquistou público, crítica e cinco Prêmios Açorianos de Música. O espetáculo acontece na quarta-feira (20), no Teatro Renascença, em Porto Alegre, reunindo participações especiais.
No palco, Ferreira se apresenta com sua banda: Lucas Ramos (percussão), Ana Matielo (violão e voz) e Tamiris Duarte (contrabaixo e voz). Traz ainda participações especiais que ampliam o campo sonoro de LaVaca, como a Comparsa Tambor Tambora, a Sucinta Orquestra, e ainda Emily Borghetti, Nina Nicolaiewsky, Zelito Ramos, Rosa Nika e Valéria Barcellos.

Diferentes linguagens
A artista costura música, pesquisa e poesia para falar de regionalismo, gênero e meio ambiente a partir da perspectiva da cultura gaúcha. O repertório que percorre o universo criativo do LaVaca reúne no palco diferentes linguagens: música, dança, projeções visuais, tambores de candombe.
Ferreira divide a cena com artistas que admira profundamente. “Este momento marca não apenas a celebração de um trabalho que rodou diferentes formatos e territórios, mas também um ponto de amadurecimento artístico”, relata.
Segundo ela, a expectativa é de festa e de entrega. “Quero que cada pessoa que esteja lá sinta que viveu algo único, que o LaVaca não é só um disco, mas uma experiência compartilhada. Assim, espero que a força dos tambores, das vozes e da luz atravesse todo mundo e que essa despedida seja, na verdade, um convite para novos começos”, afirma ao Brasil de Fato RS.

Setembro também traz novos desafios à artista: Clarissa Ferreira assina a direção musical do espetáculo Missioneira de Valéria Barcellos, revisitando clássicos da música gaúcha, e estreia o Tributo à Berenice, homenagem inédita à compositora e cantora Berenice Azambuja.
O espetáculo La Vaca integra o Edital de Ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre e marca a reabertura do Teatro Renascença após a reforma decorrente da enchente de maio de 2024.
Sobre Clarissa Ferreira
Violinista, compositora, pesquisadora e produtora cultural, Clarissa Ferreira é bacharela em violino (UFPel), mestra (Ufrgs) e doutora (Unirio) em Etnomusicologia, e autora do livro Gauchismo Líquido (Prêmio Reflexo Literário). Sua obra cruza linguagens para repensar a cultura gaúcha a partir de uma visão contemporânea, integrando música, pesquisa e ativismo.
Em 2024, lançou LaVaca, seu primeiro álbum autoral, que aborda temas como a preservação do bioma Pampa, o papel das mulheres na cultura regional e a ressignificação de tradições. O disco já percorreu festivais e teatros no Brasil, Portugal e Espanha. No RS, recebeu cinco Prêmios Açorianos, incluindo Melhor Álbum, Melhor Arranjo e Melhor Compositora Regional.
Destaques da Carreira
Lançamento do álbum LaVaca (2024) – 5 Prêmios Açorianos de Música.
Autora do livro Gauchismo Líquido (2022) – Prêmio Reflexo Literário.
Apresentações em festivais e palcos no Brasil, Portugal e Espanha.
Participações em projetos de circulação e curadoria da nova música gaúcha.
Direção musical de projetos inéditos e trabalhos de outros artistas.
Serviço
Data: 20 de agosto de 2025, quarta-feira, às 20h
Local: Teatro Renascença Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus, Porto Alegre–RS, 90160-181
Ingressos: site da Shotgun
O post Clarissa Ferreira celebra 1 ano do premiado álbum La Vaca com show em Porto Alegre apareceu primeiro em Brasil de Fato.