Em construção no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o Navio-Patrulha Mangaratiba (P75), quarto da Classe Macaé, já ultrapassou 50% de avanço físico e tem entrega prevista para 2026. O projeto integra o Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (PRONAPA), incluído no Novo PAC, e reforça tanto a capacidade operativa da Marinha do Brasil quanto a relevância da indústria naval nacional.
Construção estratégica para o país
Segundo o capitão de mar e guerra (EN) Maury Cid Sambiase, superintendente de Construção de Meios de Superfície da Diretoria Industrial da Marinha (DIM), a produção de navios-patrulha impulsiona a economia e fortalece a soberania marítima:
“Ao investir em embarcações e inovação, o País fortalece sua autonomia no transporte, defesa e exploração de recursos naturais. O estímulo à indústria naval também aquece a economia e gera empregos”, destacou.
A obra mobiliza cerca de 70 profissionais, entre civis e militares, em um processo que utiliza técnicas modernas como a construção em blocos, o que otimiza prazos e reforça o controle de qualidade.
Características do Mangaratiba
O NPa Mangaratiba tem 54,2 metros de comprimento, calado máximo de 2,48 metros e será tripulado por até 43 militares. Com raio de ação de 2.500 milhas náuticas (mais de 4 mil km), o que corresponde a aproximadamente seis dias de autonomia, variável conforme a quantidade de mantimentos, água e demais suprimentos embarcados.. Projetado para missões de patrulha, apoio logístico e operações especiais, o navio combina robustez estrutural e versatilidade operativa.
Próximas etapas
Após o Mangaratiba, está prevista a entrega do Navio-Patrulha Miramar (P74), também em construção no AMRJ, com possibilidade de incorporar melhorias, como a integração de veículos não tripulados para guerra de minagem.
Impacto industrial
O projeto fortalece o papel estratégico do AMRJ – o estaleiro em operação mais antigo do país – e integra mão de obra contratada junto à indústria naval brasileira. Essa parceria amplia a infraestrutura, fomenta a qualificação técnica e contribui para o equilíbrio do desenvolvimento regional, com impacto direto em cadeias produtivas e na geração de empregos.■
FONTE: Agência Marinha de Notícias
O post Construção do Navio-Patrulha Mangaratiba avança no AMRJ e tem entrega prevista para 2026 apareceu primeiro em Poder Naval.