
O senador Marcos do Val (Podemos), proibido de usar as redes sociais pelo Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou as redes nesta sexta-feira (22) para fazer uma live em que criticou o ministro Alexandre de Moraes.
Na transmissão, o senador aparece com tornozeleira eletrônica e faz acusações a Moraes. Ele afirma ser vítima de perseguição política, além de abuso de poder e crimes contra humanidade por parte do ministro.
Na live, que durou pouco mais de uma hora, o senador também afirmou que não foi denunciado e nem condenado.
“Para vocês que querem fazer negociata comigo, eu não negocio com bandido”, disse Do Val durante a transmissão.
Do Val afirmou que as restrições visam dificultar sua reeleição. “Sabe o que estou esperando Xandão (sic) mais gente da sua corja entrar na Lei Magnitsky […] você não sabe com quem se meteu”, disse.
Ainda falando sobre o ministro, o senador mostrou a tornozeleira e os cartões de crédito que foram bloqueados: “Quanto mais crise você traz para mim, mais tesão eu tenho para ir para cima de você”.
Do Val é investigado por ataques ao STF e à Polícia Federal, assim como usar as redes sociais para atacar autoridades. O senador também é investigado por suposto plano golpista para reverter as eleições de 2022. Ele nega todas as acusações.
Viagem para os Estados Unidos
Em julho deste ano, o senador driblou a proibição de viajar para o exterior e foi para Miami, nos Estados Unidos, com a família.
Ao voltar de viagem, no início de agosto, a Polícia Federal cumpriu medidas cautelares e foi determinado que o senador usasse tornozeleira eletrônica.
A reportagem do Folha Vitória entrou em contato com a assessoria do senador, mas não houve retorno. O espaço está aberto à manifestação.
*Com informações do portal UOL e Carta Capital