
Segundo a Polícia Federal, os suspeitos estariam ligados a uma rede de corrupção que conecta lideranças indígenas e servidores públicos. Operação Caronte
Reprodução/PF
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (9), uma operação que resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em cinco municípios paraenses, Belém e distrito de Mosqueiro, Tomé-Açú, Santa Izabel do Pará, Acará e Castanhal.
A operação tem como alvo 11 servidores públicos, que foram afastados de suas funções em razão das investigações.
De acordo com a PF, os envolvidos estariam ligados a uma rede de corrupção que conecta lideranças indígenas e servidores públicos atuantes na região de Tomé-Açu.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
As investigações revelaram a formação de um esquema criminoso, que inclui a atuação conjunta entre as lideranças indígenas e os servidores públicos, com práticas ilícitas prejudiciais à ordem pública.
A operação denominada como “Caronte” é um desdobramento da operação Guaicuru, deflagrada em janeiro de 2024, que já resultou na prisão de duas lideranças indígenas, investigadas por crimes como violência, milícia privada, ameaça, esbulho possessório e tentativa de homicídio, inclusive contra membros da própria comunidade indígena.
Vídeos com as principais notícias do Pará