Estádio Maracanã faz 75 anos com exposição inédita no Palácio Tiradentes

A exposição “Um senhor estádio a todo vapor”, que celebra os 75 anos do Maracanã, está aberta à visitação no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Com entrada gratuita, a mostra idealizada pelo colecionador Alex Braga apresenta ao público uma viagem no tempo a partir de mais de 400 peças, entre elas itens raros e inéditos.

Ao longo dos anos, o colecionador construiu um acervo que relembra jogos e ídolos que fizeram história no futebol brasileiro e mundial. É possível ver peças de craques como Zico, Romário, Renato Gaúcho, Neymar e Maradona. No último sábado (30), a estreia ofereceu visitas teatralizadas sobre a história do estádio. 

“Acredito que as pessoas precisam ver e conhecer mais sobre esses jogadores. Estamos resgatando quem fez essa história e qualquer um que entrar aqui vai se sentir pequeno diante da grandeza desses personagens, que, na verdade, são figuras da vida real”, celebrou Alex Braga.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

Ele conta que a coleção começou com um álbum de figurinhas na infância e foi ampliada em feiras de antiguidades, e com itens doados por familiares de personagens históricos do futebol. A exposição vai até o dia 20 de outubro no Palácio Tiradentes.

Momentos históricos

Para a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, a exposição celebra a história de um estádio monumental que marca todas as gerações. “O Maracanã é um símbolo para o Rio e também tem uma ligação com o Palácio Tiradentes e o Legislativo. Inclusive, temos peças de jogadores como Roberto Dinamite, que também foi deputado nesta Casa”, lembrou.

Logo na entrada está à mostra a cadeira perpétua (1950), como ficou conhecido o direito de concessão permanente no então recém-inaugurado estádio. Outros destaques do acervo são a bola usada por Pelé em sua despedida da Seleção Brasileira (1971) e a camisa autografada por Garrincha em seu último jogo no Maracanã. 

A curadoria também revisita momentos marcantes para além do futebol, como a visita do Papa João Paulo II e o show de Frank Sinatra no Maracanã. 

*Com informações do portal da Alerj

Serviço

Exposição 75 Anos do Maracanã: “Um senhor estádio a todo vapor”

De 30 de agosto até 20 de outubro

De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro do Rio)

Entrada gratuita

Classificação livre

O post Estádio Maracanã faz 75 anos com exposição inédita no Palácio Tiradentes apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.