Governo do Estado e Prefeitura de Feira de Santana realizam ações com foco na prevenção sexual durante a Micareta

Foto: Lucas Falcão

Durante os quatro dias de festa da Micareta de Feira de Santana, que acontece entre 1º e 4 de maio, o Governo do Estado assegura o cuidado, a prevenção e o atendimento na área de saúde. Com investimento superior a R$ 2 milhões, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ampliou o número de plantões, reforçou unidades hospitalares e promoverá ainda ações de vigilância, testagem e fiscalização.

Ao todo, serão mobilizados 682 plantões extras para atendimento no Hospital Geral Clériston Andrade e unidades de apoio, com equipes multiprofissionais preparadas para lidar com ocorrências graves durante o período da folia. O Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas segue de prontidão, com capacidade para atender até 45 pacientes simultaneamente em caso de emergência de grande porte. Também terão equipes reforçadas durante a festa o Hospital Estadual da Criança (HEC), a Policlínica Regional de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Na área da prevenção, a Sesab instalou um estande de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, funcionando diariamente das 16h às 4h na Rua Ari Barroso. A estrutura terá capacidade para realizar até mil testes por dia, com assistência social e encaminhamento imediato para os casos positivos. Também serão distribuídos 500 mil preservativos, como parte da campanha educativa para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

A secretária estadual da saúde, Roberta Santana, destacou a importância do investimento. “A Micareta de Feira é uma das maiores festas populares do Brasil e, para o Governo do Estado, saúde é prioridade o ano inteiro. Estamos com as equipes mobilizadas, equipamentos entregues ao município e uma estrutura robusta que une prevenção, cuidado e resposta rápida para garantir tranquilidade aos foliões.”

A Corregedoria da Saúde também atuará durante a micareta, com fiscalizações nas unidades e verificação das escalas de trabalho, enquanto a Ouvidoria estará disponível pelo número 0800 284 0011 para registrar manifestações e avaliar a qualidade dos atendimentos.

Além dos plantões extras nas unidades da Sesab, o Governo do Estado também empreendeu esforços para apoiar e fortalecer a rede municipal de saúde de Feira de Santana. Com investimento de R$ 390 mil, o Estado entregou equipamentos e mobiliários que irão qualificar o atendimento em dois Postos de Saúde localizados em pontos estratégicos da folia, na Avenida Presidente Dutra.

Ações da prefeitura

Com a Micareta 2025 cada vez mais próxima, o reforço do uso da camisinha se torna ainda mais importante. Além de prevenir a gravidez indesejada, é também uma das principais formas de evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Desse modo, o folião que vai para curtir as atrações musicais, mas também possui outras intenções, como a troca de carícias durante o embalo das bandas e cantores favoritos, devem ir para a avenida, mas sem esquecer do preservativo na bolsa ou carteira.

Para quem deseja garantir essa prevenção de forma gratuita, a recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é comparecer até uma unidade de saúde da rede pública e solicitar a camisinha na recepção. A entrega é feita de maneira simples e rápida, basta sinalizar o interesse.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressalta que além da camisinha, existe a possibilidade de realizar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que são comprimidos tomados antes da relação sexual e preparem o organismo para combater o HIV. 

“Queremos que as pessoas entendam que trabalhar com prevenção é tão importante quanto cuidar da doença. Os preservativos são entregues de forma gratuita, a pessoa só chega na unidade e solicita, já a PrEP pode ser feita no Centro de Saúde Especializada, o CSE”, destacou.

Após essa ida, o sinal está verde para o circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra, onde passam as atrações mais desejadas pelo público feirense. No entanto, quando se trata da ingestão de bebidas alcoólicas, o sinal permanece amarelo,  já que essa é a principal demanda dos postos avançados dentro da festa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.