Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo completa 17 anos com série de atividades em Porto Alegre

Localizado no bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre (RS), o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo completa neste ano 17 anos de cultura de base comunitária, arte e projetos de inclusão social. Para celebrar a data, a instituição oferece uma série de atividades até o 3 de maio, com oficinas, teatro, sessões comentadas de cinema, feira cultural, apresentações artísticas e bate-papo. Os encontros ocorrem na sede do Ponto de Cultura, na Avenida Capivari, 602, e em diferentes pontos da cidade. Para participar das oficinas é preciso pagar uma taxa de inscrição.

Uma roda de conversa sobre os comitês de cultura abre a programação de quinta-feira (1º), às 15h, seguida por uma sessão de cinema com o filme A Viagem de Jacinto e bate-papo com o Coletivo Catarse, às 18h. Sexta-feira (2), às 14h, tem Afroconto – atividade com dança e poesia. Às 19h, ocorre o lançamento e debate da websérie Na Trilha das Andarilhas – 3ª Edição: Encruzilhadas e Giras de Aprendizagens.

Para fechar a semana de aniversário, o sábado (3) será marcado por atividades durante todo o dia. Às 10h, inicia a feira cultural do Sopapo em parceria com o Coletivo de Rua. O evento ocorre até às 18h e contará com empreendedores de produtos autorais, moda, gastronomia e cerveja artesanal. O DJ Malasia é atração confirmada para animar o público.

A programação completa você encontra aqui.

Na Trilha das Andarilhas

Na sexta-feira (2), o Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo promove a atividade “Cine Andarilhas”, às 19h, no Espaço Cultural Maria Maria (Rua Fernando Machado, 464 – Centro). O evento terá a exibição de websérie sobre o espetáculo teatral Na Trilha das Andarilhas, apresentado em 2024.

O projeto vem desenvolvendo atividades culturais desde 2021, gerando novas oportunidades de formação para agentes culturais e geração de trabalho e renda para uma rede de trabalhadoras e trabalhadores da cultura de base comunitária. A iniciativa prevê oficinas de formação e instrumentalização. Depois, a circulação de espetáculo em diferentes comunidades de Porto Alegre.

O espetáculo Na Trilha das Andarilhas se desdobra ainda em outros produtos culturais: um documentário de processo, a gravação de EP com trilhas sonoras originais, a publicação e distribuição de uma série de cartões postais sobre o projeto e as comunidades atendidas, e a atualização e ampliação do site georreferenciado da iniciativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.