
Reprodução/PCES
Um cão da raça border collie em situação de maus-tratos foi resgatado no bairro Jardim Guaranhuns, em Vila Velha, na manhã desta terça-feira (29). O resgate foi uma operação da Delegacia de Meio Ambiente e da Gerência de Bem-Estar Animal do município.
LEIA TAMBÉM:
>> Motorista de aplicativo tem carro atingido por tiros ao encerrar corrida
>> Ladrões assaltam motoboys e levam até o lanche da entrega em Cariacica
>> Perseguição policial em Viana termina com suspeito preso
Além do resgate do cão, outras duas denúncias de maus-tratos, na Praia da Costa e Itapuã, também foram apuradas pela delegacia. A primeira foi descartada por ausência de irregularidades e na segunda o tutor de um animal recebeu um termo de correção sobre os cuidados com o pet.
o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet, o cachorro estava preso em uma varanda e não tinha acesso a água e nem alimentação.
Entendemos pela presença do crime de maus-tratos, pois o animal estava em ambiente anti-higiênico, sem comida, sem água e sem qualquer condição de permanência digna. A residência encontrava-se trancada e sem a presença do responsável por vários dias, relatou.
A Secretaria de Meio Ambiente do município atestou a insalubridade do local e realizou o recolhimento do animal, que foi entregue a um tutor provisório e será submetido à avaliação veterinária.
O proprietário será indiciado por maus-tratos, conforme previsto na legislação ambiental vigente. As demais pessoas relacionadas à ocorrência também serão intimadas para prestar esclarecimentos.