Coletivo Revolucionários BaianaSystem orienta público para show da banda na Praça da Matriz

BaianaSystem
Carnaval 2025 | Foto: Fábio Menezes/ Bahia Notícias

A Micareta de Feira 2025 começa com um encontro poderoso de artistas feirenses. Nesta quarta-feira (30), a Praça da Matriz recebe um show extraoficial da folia que promete entrar para a história: BaianaSystem, um dos coletivos musicais mais impactantes do país, sobe ao palco com os artistas feirenses Dionorina e a Banda Quixabeira da Matinha e o cantor Lazzo Matumbi. A cantora feirense, a sereiona Rachel Reis também vai antecipar a festa. 

Mais do que som e energia, o BaianaSystem chega à cidade com um recado importante: é para curtir a festa com intensidade e, ao mesmo tempo, com responsabilidade. Em entrevista ao Acorda Cidade, o músico feirense e produtor audiovisual Jairo Pereira, que integra o Coletivo Revolucionários BaianaSystem, fez um apelo direto ao público. 

BaianaSystem
Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Queria pedir para quem vai para a rua, para quem nunca foi, para quem já curtiu: que se respeita, que é um lema que o Russo sempre fala e que a gente sempre prega nos shows. O respeito à criança, ao idoso, à população LGBT. O respeito a quem vai estar trabalhando na rua, os ambulantes, os autônomos. Cuidado com isopores deles para não se bater na energia do momento, não derrubar, não quebrar, não se machucar e machucar  o próximo”, orientou.

Outro ponto importante são os tradicionais “bate-cabeça”, as rodas formadas durante as apresentações da banda que fazem parte do groove que acompanha os fã. Para quem não conhece, Jairo explica.  “A roda não é confusão. Às vezes a pessoa acha que a roda está ali, é um bate-cabeça, pensa, “vou entrar aqui e agredir o outro” e não é bem assim que funciona. A roda é conexão, a roda é energia, é alegria, catarse, essa troca de energia positiva, que é o que a gente prega.”

BaianaSystem
Foto: Reprodução

A consciência também se estende aos objetos do público que podem ser perdidos durante o show. “Se encontrar alguma coisa perdida, a gente devolve. Ou chega na frente do palco e entrega. Procura um posto de segurança pública. Um celular, uma chave, uma corrente, o que for, devolve, entrega, ou chega na frente do palco ali e fala: encontrei isso daqui. E a galera vai dar conta do recado.”

Micareta de Feira: BaianaSystem é cultura feirense

É com esse espírito que o coletivo desembarca pela primeira vez para abrir a Micareta de Feira com um show nunca realizado antes na festa, reforçando a ocupação cultural dos espaços públicos e a valorização do que é construído coletivamente. Antes de tudo, o show é um presente aos feirenses que acompanham a banda e se identificam com as ideias, a cultural ancestral e a energia proposta por ela.

“É a nossa cultura ocupando espaços que é dela, com orgulho, felicidade imensa para a gente estar aí, para mim, para Regi, Rena, Russo também trazendo esse movimento todo cultural, ancestral que vai faz parte do movimento de Baiana”, frisou Jairo em entrevista ao Acorda Cidade. 

Antes de finalizar, o produtor ainda deixou mais uma mensagem concovando os “piratas” para colar nesta quarta na praça da Matriz para vivenciar mais um show histórico desses grandes artistas baianos. 

“Um salve para todos os piratas de Feira, a galera que sabe, que já acompanha a gente, que acredita, constrói e movimenta toda essa cultura da cidade e faz a diferença de verdade. Hoje é um dia da gente se encontrar, de curtir, de mostrar que Feira sabe fazer bonito. Feira é diferente. Nos vemos logo mais. Cheguem junto com muito amor, muita energia positiva. Vamos celebrar, que é um momento que a gente espera muito tempo e que vocês aproveitem cada segundo. É só amor, pipa”, acrescentou. 

Parafraseando o filme “Bacurau”, “Se vier, venha na paz”. 

Com informações e produção da jornalista do Acorda Cidade Jaqueline Ferreira

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.