
Com a proximidade da Micareta de Feira, a Associação de Oftalmologia de Feira de Santana alerta para a importância dos cuidados com a visão para prevenir surtos de conjuntivite e outras infecções oculares.
Ambientes de grande aglomeração, como a Micareta, favorecem a transmissão da conjuntivite viral e bacteriana — doenças altamente contagiosas que podem causar desconfortos e complicações oculares. Além disso, o uso de maquiagem, glitter, sprays e o contato frequente das mãos com os olhos aumentam o risco de infecções.
O médico Amilton Sampaio, que preside a Sociedade Norte e Nordeste do Brasil de Oftalmologia e faz parte de diretoria da Sociedade de Oftalmologia de Feira de Santana, destacou ao Acorda Cidade que é muito importante os cuidados com os olhos para que as pessoas possam curtir bem a Micareta.
“Tem que ter cuidado com a higiene, cuidado com a mão nos olhos, cuidado com uso de maquiagem, produtos no cabelo, no rosto, pois esse produto pode escorrer e parar nos olhos, causando irritações e alergias”, destacou. Além disso, o médico falou sobre os perigos das viroses.
“As viroses estão aí e os cuidados continuam. várias viroses, dentre elas a própria covid. Estamos com as viroses sob controle, então é só manter os cuidados e evitar os excessos devido a aglomeração. Dificilmente as pessoas vão achar nas ruas um local para lavar as mãos, então é bom ter um álcool no bolso para diminuir a contaminação. Curta a festa, se divirta, mas evite passar as mãos nos olhos, porque a principal causa de contágio da conjuntivite é pelas mãos”, afirmou.
Cuidados Oculares Essenciais
O médico oftalmologista também falou sobre outras doenças que podem ser ocasionadas devido as mãos nos olhos, que segundo ele, é um risco para a saúde ocular.
“Mesmo fora da Micareta a pessoa deve evitar as mãos nos olhos, pois pode desenvolver doenças como ceratocone, descolamento de retina. Nas aglomerações aumenta o risco, pois a pessoa vai estar com as mãos sujas”, frisou.
Proteção e Orientações Médicas
Dr. Amilton Sampaio ainda ressaltou a importância, do uso de óculos com proteção UV e frisou que lentes de contato só devem ser usadas se tiver orientação médica.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.