Mais de 97% das empresas de turismo do ES são pequenos negócios

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Sebrae/ES pretende trazer estratégias para ampliar turismo em outras áreas do ES. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um percentual esmagador: 97,74% das empresas de turismo do Espírito Santo são pequenos negócios, segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Além disso, o Estado tem quase 62 mil empreendimentos na área.

De acordo com o Sebrae, a meta é aumentar em 30% o total de empresas de turismo até 2026. Outro aumento também ocorreu no turismo de experiência, que chegou a 179 empresas registradas até abril deste ano. Assim, o ES teve um aumento em sua oferta do setor em 129%.

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Os dados foram apresentados pelo Sebrae nesta quarta-feira (30), no evento Comunicar para Transformar. O levantamento considera números de 2024 como ponto inicial da pesquisa.

O Sebrae também informou que 6 novas operadoras passaram a oferecer pacotes de viagens para o ES.

A instituição afirmou ainda que o número de empreendimentos turísticos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, apresentou um aumento de 28,5% durante o ano de 2024.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, mostrou outros dados de investimentos da organização no último ano. Ele também informou que o Sebrae/ES irá trazer novas estratégias para 2025, com foco em investir em territórios prioritários.

Em 2024, foram investidos R$ 28.089 milhões diretamente no atendimento ao turismo, sendo R$ 16.389 milhões provenientes de recursos exclusivos do Sebrae/ES. Outros R$ 11.700 milhões foram viabilizados por meio de parcerias estratégicas, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a estruturação do setor. Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES

Territórios prioritários para investimentos em turismo

Na lista dos territórios prioritários da nova estratégia do Sebrae/ES para 2025 estão: a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; Polo Cervejeiro e Araçatiba, em Viana; Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó.

De acordo com o Sebrae/ES, nos locais onde o turismo ainda é inicial, o foco está na sensibilização e no fortalecimento da governança local.

Porém nos destinos com maior potencial ou atividade consolidada, os esforços se concentram na melhoria de infraestrutura, no acesso a mercados e no desenvolvimento de negócios.

Vamos reposicionar alguns territórios como referências turísticas. A escolha desses territórios é fruto de um trabalho meticuloso com todas as regionais do Sebrae/ES no estado. Continuaremos trabalhando em todos os territórios, mas entendemos que é preciso focar em lugares potenciais para ter ainda mais êxito nessas ações. Mais do que uma diretriz institucional, nosso propósito representa um compromisso real com as pessoas, os negócios e os municípios que fazem do Espírito Santo um estado dinâmico e repleto de oportunidades. Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.

Turismo

Em 2024, o Sebrae/ES alcançou 19.261 empresas capixabas. Isso equivale a 33,8% dos negócios do estado enquadrados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) ligadas ao turismo.

A meta da organização é alcançar 500 experiências turísticas até novembro de 2026, com o objetivo de chegar a 179 empresas com experiências formatadas até o ano de 2025.

Além disso, em janeiro de 2025, o faturamento no Espírito Santo apresentou um crescimento de 11,8% em relação a 2024. Assim, o ES ocupa o segundo lugar, com um diferencial de 0,1% em relação ao primeiro colocado, Goiás.

Os dados são da FecomercioSP, com base na Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

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