Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2025 termina nesta sexta-feira

Enem/Reprodução

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra nesta sexta-feira, 2 de maio, às 23h59 (horário de Brasília).

A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

LEIA TAMBÉM:

>> Estudantes reclamam de salas sem ar-condicionado em escola de Jardim Camburi

>> Gerente de concessionária e enfermeiro morreram em acidente com motos na BR-262

>> Adolescente sofre mais de 4 mil picadas de abelhas em escola

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA PARA QUEM FALTOU AO ENEM 2024

Além das solicitações de isenção, o mesmo prazo vale para os participantes que, em 2024, foram isentos da taxa, mas não compareceram às provas. Esses candidatos devem justificar a ausência até a mesma data, também na Página do Participante.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, detalhou que os motivos aceitos para justificativa incluem situações como acidente de trânsito, falecimento na família, emergência médica, maternidade, entre outros.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

QUEM TEM DIREITO À ISENÇÃO DO ENEM

O Ministério da Educação (MEC) estabelece que a gratuidade da taxa de inscrição é destinada a:

  • Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025;
  • Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituições privadas;
  • Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Participantes do programa federal Pé-de-Meia.

RESULTADOS E RECURSOS

O resultado da análise das justificativas de ausência e das solicitações de isenção será divulgado no dia 12 de maio. Caso o pedido de isenção ou a justificativa de ausência seja negado, o candidato poderá entrar com recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado final das contestações será publicado em 22 de maio.

Os participantes que não solicitarem o recurso ou tiverem o pedido negado deverão seguir as orientações do edital futuro do Enem 2025, incluindo o pagamento da taxa de inscrição, que ainda não foi definido. Na edição anterior, o valor da taxa foi de R$ 85, e 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos foram isentos do pagamento.

*Com informações do Portal Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.