A 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece entre os dias 8 e 11 de maio, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), vai reunir artistas renomados no Festival por Terra, Arte e Pão, que acontece no domingo (11), último dia de atividades. A programação é gratuita, e conta com apresentações de Arnaldo Antunes, Catto, Paulinho Moska, Fat Familly, FBC e Marina Lima. A Feira Nacional da Reforma Agrária é uma realização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“A cultura sobe ao palco como um ato de resistência e celebração. O Festival por Terra, Arte e Pão reúne artistas que colocam sua arte a serviço de um Brasil mais justo, diverso e popular”, publicou o MST em suas redes sociais. “A arte transforma. A cultura alimenta.”
Durante os quatro dias de atividades, haverá outras ações culturais, como saraus, cafés literários, e apresentações artísticas. Os visitantes poderão ainda aproveitar a feira de alimentos orgânicos produzidos nos acampamentos e assentamentos da reforma agrária nas cinco regiões do Brasil, além da tradicional Culinária da Terra, um espaço gastronômico que reúne pratos típicos de 23 cozinhas dos estados onde o MST está presente.
Também haverá espaços de debates sobre temas relacionados à produção de alimentos saudáveis e o papel da agroecologia no enfrentamento às mudanças climáticas.
“Ainda dá tempo de se organizar, chamar a família, chamar os companheiros, as companheiras para participar dessa programação política, cultural e claro, da nossa feira de produtos, que vai trazer produtos de todas as regiões do Brasil, de todas as nossas cooperativas, associações, grupos, coletivos, assentamentos e acampamentos de reforma agrária. A gente conta com a sua presença e participação nesse grande evento em prol da reforma agrária popular”, disse Ceres Hadich, da direção nacional do MST.
O MST estima que cerca de 300 mil pessoas devem passar pela 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, nos quatro dias de evento. A programação completa pode ser acessada no site do MST.