
A prefeitura do Rio de Janeiro estima que 1,6 milhão de pessoas comparecerão ao show. As maiores companhias aéreas do país informaram que estão operando com voos próximos da lotação máxima. Lady Gaga no iHeartRadio Music Awards 2025
AP/Chris Pizzello
As companhias aéreas brasileiras estão celebrando um aumento na demanda, à medida que fãs de todo o país voam para o Rio de Janeiro para assistir ao show gratuito da cantora Lady Gaga, que deve atrair mais de 1 milhão de pessoas à Praia de Copacabana neste fim de semana.
A cantora nova-iorquina de 39 anos, famosa por sucessos como “Die with a Smile” e “Poker Face”, sobe ao palco na famosa praia neste sábado (03), como parte dos esforços da cidade do Rio para atrair grandes estrelas em eventos gratuitos que, segundo as autoridades, impulsionam a economia local.
As maiores companhias aéreas do país — a unidade brasileira da chilena LATAM Airlines, além da Gol e da Azul — informaram nesta sexta-feira (02) que vêm operando com voos próximos da lotação máxima.
A LATAM afirmou em comunicado que, entre quarta-feira e segunda-feira, aumentou a frequência de voos para os dois principais aeroportos do Rio — Galeão e Santos Dumont — em 25% em comparação com a semana anterior, oferecendo 26% mais assentos.
“A demanda de passageiros justifica os investimentos”, disse a companhia, que também é patrocinadora do show, destacando que seus voos de cidades brasileiras para o Rio de Janeiro estavam com 90% de ocupação (fator de carga) na quarta e quinta-feira.
Esse índice é superior ao fator de carga de 80,8% que a LATAM registrou em suas rotas domésticas no primeiro trimestre.
Aeroporto e rodoviária registram aumento no número de passageiros para feriadão e show da Lady Gaga
A prefeitura do Rio de Janeiro estima que 1,6 milhão de pessoas comparecerão ao show, o primeiro de Gaga no Brasil desde 2012, com a expectativa de público também favorecida pelo feriado prolongado do Dia do Trabalhador, comemorado na quinta-feira.
A Azul, em comunicado, informou que o fator de carga de seus voos para o Rio nesta semana atingiu 91%, enquanto a Gol afirmou ter adicionado 60 voos para o Aeroporto do Galeão a partir de outras grandes cidades brasileiras.
Os shows gratuitos ao ar livre, que também trouxeram Madonna em maio do ano passado, têm proporcionado um impulso importante após a forte redução no número de voos para o Rio nos últimos anos, enquanto a cidade enfrentava uma crise econômica.
“O turismo musical é o queridinho do momento no Brasil”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino. “As pessoas estão viajando cada vez mais para ver shows e festivais. Isso movimenta toda a cadeia do turismo, dos hotéis até as barracas de água de coco.”
Previsão de alta no número de passageiros
A RIOGaleão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, prevê uma alta de 26% no número de passageiros durante o período do show da cantora Lady Gaga no Rio na comparação com os dias do show da Madonna em 2024.
Entre 29 de abril e 6 de maio, a concessionária estima uma movimentação de 363 mil passageiros no período: 256 mil no terminal doméstico e 107 mil no internacional.
No mesmo intervalo, o aeroporto deve receber 4.192 voos, entre pousos e decolagens. Comparado ao período do show da Madonna, há uma projeção de aumento de 19% no total de voos.
As principais cidades de origem dos passageiros são São Paulo, Buenos Aires, Recife, Porto Alegre e Vitória.
Para entrar no clima do show, o RIOgaleão preparou uma série de ativações especiais com o tema “O show começa aqui”.
De quarta (30) a sexta (2), o desembarque doméstico será transformado com elementos simbólicos da carreira da cantora, incluindo um portal de saída para os fãs.
Veja mais em:
Lady Gaga no Rio: o que se sabe sobre o show em Copacabana
Por que os fãs da Lady Gaga são chamados de ‘monstrinhos’?
Veja dicas contra furtos no show da Lady Gaga no Rio