Forró, culinária e vaquejada resgatam tradição sertaneja na Micareta de Feira


Festa tradicional na Bahia homenageia a obra do artista visual Juraci Dórea, reconhecido pela valorização de elementos da cultura popular e do sertão nordestino. Produtos da agricultura familiar são destaques na Micareta de Feira de Santana
A tradição sertaneja marcou a programação da Micareta de Feira deste ano, com comidas típicas, músicas nordestinas e blocos de vaquejada, além do Palco Bel da Bonita, em homenagem ao cantor e compositor baiano, que morreu no último mês, aos 52 anos.
O principal homenageado da festa é Juraci Dórea, artista visual, arquiteto e poeta, reconhecido justamente pela valorização de elementos da cultura popular e do sertão nordestino em suas obras. Ele assina toda a identidade visual da micareta em 2025. Confira abaixo outros destaques presentes na programação do evento.
Culinária do sertão da Bahia
Pela primeira vez, a festa recebeu a “Vila da Agricultura Familiar”, feira de culinária com produtos do campo que estão sendo comercializados durante a folia. No cardápio, é possível encontrar churrasco de cordeiro, chopp de caju e cajá, beiju recheado e hambúrgueres artesanais produzidos por cooperativas de todo o estado.
Vila da Agricultura Familiar marca presença na Micareta de Feira
Ketheleen Serra
Em entrevista ao g1, o presidente da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e região (Cooperlad), Cristóvão Roma, detalhou a ideia de produzir a cerveja artesanal a partir do cajá, fruta nativa do sertão baiano.
“A gente transforma os frutos nativos da Caatinga. O cajá é uma fruta do extrativismo — a gente só tem no Nordeste brasileiro —, então nós agregamos valor a essa fruta”, avalia o gestor. A Cooperlad é a entidade responsável pela organização da vila dentro da micareta.
“Trouxemos mais robustez através da cerveja do cajá, do chopp de cajá. Nós temos a cerveja de garrafa, a cerveja de lata… Então, isso traz a essência do sabor da fruta do sertão”.
Natural do município de Tucano, no interior da Bahia, a produção da bebida reflete na economia local, além de valorizar o povo do campo. “Trazemos a história do sertanejo. Utilizamos a fruta que a gente pega através do agricultor e transformamos na bebida que também permite um aumento da renda para o homem do campo”, pontua Roma.
A Vila da Agricultura Familiar está localizada no principal circuito da festa, o Maneca Ferreira, ao lado do Centro de Cultura Amélio Amorim. O funcionamento é das 13h às 00h.
Espaço para o forró garantido
Quadrilha junina Os Bambas do Nordeste no circuito Maneca Ferreira
Alan Oliveira/g1
Passou o Carnaval, já está liberado pensar no São João e o clima da maior festa nordestina não ficou de fora do circuito Maneca Ferreira (Av. Presidente Dutra). Através da programação de palcos e no espaço Bel da Bonita, os foliões puderam dançar e cantar muito forró, aproveitando o talento musical de artistas de Feira de Santana.
LEIA MAIS
Carro com cantor Oh Polêmico capota na BR-324 antes de desfile na Micareta de Feira; artista subiu no trio com tipoia no braço
Claudia Leitte se emociona ao puxar trio elétrico em micareta de cidade onde morou e estreou há 30 anos: ‘sou criança de novo aqui’
Luiz Caldas destaca potencial de Feira de Santana na cultura do Brasil: ‘Pulsando musicalmente’
Na sexta-feira (2), a festa teve até apresentações de quadrilhas juninas de municípios da região, que animaram o público. Ao som da banda Os Bambas do Nordeste, com o cantor Neném do Acordeon e a cantora e compositora Emili Pinheiro, os grupos reproduziram todos os famosos passos, como a “grande roda” e o “túnel”.
Resgate da cultura da vaquejada
Outro destaque na folia momesca foi a presença de blocos tradicionais de vaquejada, que desfilam no evento desde 2017. Os grupos também homenageiam a cultura nordestina através do forró e do estilo, com as vestimentas tradicionais do homem do campo.
Bloco dos Vaqueiros na Micareta de Feira
Ketheleen Serra
Uma das atrações do tipo que passou pela festa neste ano foi o Bloco “Vaqueiros da Princesa”, que desfilou neste sábado (3). A banda 100 Parêa animou os foliões com versos do cantor William Silva.
Ao g1, a foliã Kalila Letícia, que já participa do bloco há dois anos, destacou a emoção com o resgate da cultura sertaneja. “Até quem não gosta também participa, porque o estilo musical puxa o folião. O bloco virou um ato muito grande na micareta. É o resgate da cultura do vaqueiro e uma tradição que a gente leva para a vida”, resumiu.
Micareta toma conta da cidade
A Micareta de Feira teve início na quinta-feira (1°) e segue até domingo (4), com shows em diversos palcos e desfiles de trios. Muitos artistas integram a programação, como Psirico, Claudia Leitte, Bell Marques e Pagodart.
Todos os dias, o g1 fará a transmissão de um dos desfiles. No domingo (4), o portal vai cobrir a passagem de Leo Santana, a partir das 16h.
Juraci Dórea assina identidade visual da Micareta de Feira 2025
Alan Oliveira/g1
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.