A produção audiovisual do Brasil de Fato O rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul será exibida nesta segunda-feira (5) na programação do 10º Arquivo em Cartaz, em Porto Alegre.
Com exibições em diversas partes do país, a mostra tem o tema Memórias da Terra Em Filmes de Arquivo: transformações ambientais, impactos e sobrevivências. Na capital gaúcha o evento ocorre em alusão ao marco de um ano da tragédia das chuvas.
A exibição do documentário do BdF será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre (rua Coronel Vicente, 281, Centro Histórico), a partir das 14h. A programação também inclui uma exposição e um painel de debates às 15h30.
Baseado em depoimentos de moradores de áreas urbanas, assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas, o filme retrata o impacto social das cheias extremas no estado gaúcho.
Os jornalistas Murilo Pajolla e Vitor Shimomura percorreram áreas devastadas, incluindo Porto Alegre e o Vale do Taquari, durante uma semana em maio de 2024. As enchentes afetaram 2,3 milhões de pessoas, deixaram mais de 600 mil desalojados e atingiram 95% dos municípios gaúchos.
Clique aqui para saber mais sobre o festival.
O documentário O rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul também pode ser conferido na página do Brasil de Fato no YouTube: