Turismo: potencial o ES tem; falta transformar em política permanente

Buda gigante de Ibiraçu
Buda gigante de Ibiraçu. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Você sabia que quase todo o turismo no Espírito Santo é feito por pequenos negócios? Estamos falando de 97,74% das empresas, segundo o Sebrae/ES. Isso mesmo, quase todas!

Mas isso não significa que o setor seja pequeno, pelo contrário. Tem gente empreendendo por todo o Estado: guias, donos de pousadas, produtores locais, por exemplo. Gente comum que apostou no turismo como forma de sustento e transformação.

Leia também: Dia do Trabalho: reconhecer, valorizar, construir

São quase 62 mil empreendimentos ligados direta ou indiretamente a essa engrenagem que movimenta comunidades inteiras, muitas vezes de forma invisível.

Quais outros setores contam com tanta capilaridade e potencial transformador ao mesmo tempo? O turismo gera emprego, renda e fortalece a identidade regional.

O faturamento do setor no Espírito Santo cresceu quase 12% só em janeiro desse ano, colocando o Estado na vice-liderança nacional. Além disso, seis novas operadoras passaram a vender pacotes para cá.

Os dados foram apresentados pelo Sebrae, na última semana. A entidade tem desenvolvido uma série de ações e anunciou novos investimentos para apoiar os empresários e expandir a demanda.

A ideia é focar os esforços em alguns territórios com potencial como a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; o Polo Cervejeiro, em Viana.

Para que a indústria do turismo continue crescendo de forma sustentável, a participação do poder público é imprescindível.

Sem estradas de qualidade, preservação ambiental, ordenamento territorial, incentivos e promoção do turismo, muitos destinos podem se perder no caminho entre o potencial e a realidade.

Além disso, as parcerias são fundamentais para vencer a sazonalidade. A união entre empresários locais e o poder público pode garantir agendas culturais permanentes, circuitos gastronômicos, rotas integradas e calendários promocionais que mantenham o fluxo turístico vivo o ano inteiro.

Como resultado, o número de visitantes cresce, aumentam os dias de permanência, diversificam-se os serviços e se distribuem melhor os ganhos.

O Espírito Santo já mostrou que tem vocação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.