Grupo Softplan muda Diretoria e consolida estratégia para vertical de Eficiência Operacional

O Grupo Softplan, ecossistemas de tecnologia e SaaS, inicia uma nova fase na Unidade de Eficiência Operacional com a chegada de Marcelo Ferreira como Diretor Executivo. A movimentação marca a consolidação de uma trajetória iniciada em 2021, quando o Grupo iniciou sua atuação na vertical por meio da aquisição do Checklist Fácil. Desde então, a unidade tem apresentado um crescimento consistente, agora reforçado pela recente aquisição da Runrun.it, que amplia o portfólio de soluções e abre caminho para um novo ciclo de crescimento.
Desde a aquisição do Checklist Fácil, a empresa vem acumulando resultados que, na prática, mais que dobraram o seu tamanho nos dois primeiros anos após a inclusão da solução no portfólio. Entre 2021 e 2024, a média de crescimento anual foi de 41,75%, evidenciando a consistência da expansão e a maturidade do modelo de negócios.
À frente desse processo esteve Rafael Zambelli, fundador do Checklist Fácil e, até então, Diretor Executivo da unidade. Rafael liderou a integração do negócio ao ecossistema do Grupo Softplan e guiou a vertical com uma visão estratégica, consolidando uma operação escalável e orientada a resultados.
“A trajetória empreendedora do Rafael deixa marcas muito positivas na operação do Checklist Fácil. Seu legado profissional se traduz em uma atuação estratégica e focada em eficiência, sem jamais renunciar a uma cultura humana e inspiradora”, destaca Eduardo Smith, CEO do Grupo Softplan.
Sob sua liderança, o Checklist Fácil se estabeleceu como líder na América Latina em checklists digitais e gestão de não conformidades, com cerca de 2 mil clientes em 14 países e mais de 110 milhões de checklists aplicados por marcas como Toyota, Ambev, Unilever, Renault e Postos Ipiranga.
“A jornada do Checklist Fácil mostrou que, com o parceiro certo, é possível preservar a essência e cultura do negócio, escalar com solidez e inovar continuamente. Sigo com a certeza de que a unidade estará pronta para voos ainda maiores sob a liderança do Marcelo”, comenta Rafael Zambelli.
Marcelo chega com a missão de dar continuidade a essa história. “Assumo esse desafio com o foco de expandir o alcance das soluções, fomentar novas sinergias e manter o cliente no centro das decisões”, destaca o novo Diretor Executivo da Softplan Eficiência Operacional.
A movimentação marca uma nova etapa para a vertical, que em 2024 foi impulsionada pela aquisição da Runrun.it — uma das plataformas mais robustas do país em automação e gestão de tarefas, com mais de 1.200 clientes e 30 mil usuários ativos mensalmente.
Com a chegada do novo Diretor e a ampliação do portfólio, a vertical fortalece sua estrutura para seguir crescendo de forma estratégica e sustentável.
Assim, o Grupo Softplan reafirma sua expertise em construir negócios sólidos por meio de aquisições estratégicas, combinando profundo conhecimento de mercado, gestão estruturada e inovação como motor de crescimento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.