Secretarias estaduais e municipais realizam balanço geral da Micareta de Feira

Micareta
Foto: Jaqueline Ferreira/Acorda Cidade

Um dia após o fechamento geral da Micareta, com o arrastão da banda Timbalada e do cantor feirense Thiago Aquino, em Feira de Santana, diversas pastas, entre secretarias municipais e estaduais, se reuniram no novo Centro de Convenções da Cidade para fechar o balanço final da festa. Ao todo, foram quase 1 milhão de pessoas (915.395 mil) andando pelo circuito Maneca Ferreira durante os cinco dias de folia. 

Entre os participantes, marcaram presença os secretários de cultura, Cristiano Lobo e Bruno Monteiro, o comandante geral da PM, tenente-coronel Muller, a diretora do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Cristiana França, entre outros. 

Balanço de Micareta de Feira 2025
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segurança Pública 

Na parte da Segurança Pública, as ações da Polícia Militar nos circuitos renderam bons resultados neste ano da Micareta de Feira, que chega a 88ª edição. O trabalho dos 10.005 policias militares empregados na festa, foi um número menor, mas com resultados mais positivos, já que pelo segundo ano consecutivo não houve crimes graves contra a vida. O número de furtos também teve uma redução de 36,9%, saindo de 214 para 137 casos. O Sistema de Reconhecimento Facial conseguiu capturar cinco pessoas no circuito:

  • 2 pessoas pelo crime de porte ilegal de arma de fogo
  • 1 pessoa por tráfico de drogas
  • 1 pessoa por homicídio
  • 1 pessoa descumprimento de pensão alimentícia

Além dos recursos tecnológicos utilizados, a Operação Folia e Paz realizou ações das Tropas Especializadas em torno do evento. Foram 1.348 abordagens, 218 só de pessoas a carro. De moto foram 240. A Operação Paz No Trânsito também trabalha para prevenir infrações e sinistros graves, principalmente nos bairros e no retorno do folião para casa. Foram 390 autuações, sendo 902 pessoas abordadas e 656 abordagens a carros. 

Portal de abordagem na Micareta de Feira
Foto: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP

No geral, 48 pessoas foram conduzidas à delegacia pelos seguintes crimes: 15 pessoas por envolvimento com drogas, 1 pessoa por porte ilegal de arma de fogo, 9 pessoas com mandado de prisão em aberto. 

Nos circuitos foram apreendidos 1.184 objetos proibidos, entre eles garfos, pentes, tesoura, isqueiros, abridores de cerveja, facas, lâminas, entre outros materiais. 

Garfo, pente, tesoura, prego, isqueiros; veja materiais apreendidos pela Polícia Militar nos portais de acesso da Micareta
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Combate à violência Contra a Mulher

Uma das ações deste ano para coibir a violência contra à mulher, foi a instalação da Tenda Lilás no circuito Maneca Ferreira, acolhendo mulheres e conscientizando a população sobre crimes de ódio de gênero. 4.457 pessoas foram orientadas e informadas sobre o combate a este tipo de violência. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia. 

Saúde na Micareta

Na área da saúde os números também foram positivos com a integração da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e o município. Segundo a diretora do Clériston Andrade, Cristiana França, foram 700 plantões de atendimento no HGCA, Hospital da Criança e no Lopes  Rodrigues. 682 plantões foram extras.  

saúde - atendimento - hospital - micareta
Foto: Secom/PMFS

A estrutura de testagem para prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) foi maior nesta edição da Micareta. Mais de 5 mil testes foram realizadas. Pelo menos 39 pessoas iniciaram o tratamento para Sífilis. “O pessoal desse serviço foi lá no Clériston pegar o bezatacil, que é importante, para que a gente já iniciasse realmente o tratamento. Nós tivemos um aumento de 30,4% em relação aos testes feitos no ano passado e a distribuição de mais de 500 mil preservativos ”, disse Cristiana França durante a coletiva.

Nas Unidades de Saúde foram registradas 34 ocorrências, um aumento de 150% em relação ao ano passado. Apesar disso, a diretora explicou que o aumento no número de pessoas nas ruas também influenciou os números. Todos os dias a Corregedoria, com 3.994 servidores, inspecionaram as unidades para reforçar a presença dos profissionais de saúde em seus postos. 

Apoio e ações aos mais vulneráveis na Micareta

Umas das ações do Plantão Integrado de Direitos Humanos na Micareta foi o apoio aos catadores de materiais recicláveis, que este ano recolheram 8 toneladas. Uma equipe do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e do Trabalho Escravo – Nept, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos- SJDH, visitou centrais de coleta de resíduos sólidos no circuito Maneca Ferreira. 200 catadores receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

Alessandra Coelho, diretora da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis, falou sobre os mecanismos de fortalecimento das frentes de cuidados para as pessoas em vulnerabilidade. Segundo ela, o Programa Corra Para o Abraço, que desde edições anteriores vem realizando ações para ambulantes, catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua, realizou 2.098 atendimentos. Mais de 4 mil kits de alimentos foram doados, além da entrega de aproximadamente 19.742 insumos de redução de danos, compostos de água mineral gelada, preservativos externos, preservativos internos, gelos, lubrificantes e kits de higiene pessoal.

Balanço de Micareta de Feira 2025
Alessandra Coelho | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foram realizados atendimentos no circuito mesmo e também no entorno alternativo, sendo que a Presidente Dutra e a região da rodoviária são territórios de atuação cotidiana do programa com pessoas em situação de rua e que o próprio contexto da festa acaba fazendo mudanças no território em que essas pessoas, ou precisam migrar desses espaços, que são espaços também de moradia delas, ou se reconfigurar ali, enquanto espaço de trabalho”. 

Segundo Alessandra, no campo da assistência social foram propostas companhas de conscientização contra a exploração sexual, contra o trabalho infantil, identificação de crianças e pessoas mais vulneráveis com pulseiras de identificação, entre outras ações. 

Pontos de Hidratação 

Pontos de Hidratação
Foto: Divulgação

Este ano, uma novidade que deu certo foram os pontos de hidratação implementados no circuito principal pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). 88 mil copos de água mineral foram distribuídos gratuitamente, o equivalente a mais de 21 mil litros. 

Cooperação entre Secretarias de Cultura

O secretário municipal de cultura, Cristiano Lobo, falou ao Acorda Cidade sobre a integração com a pasta do estado. Assim como na Micareta a cooperação funcionou, o gestor já planeja os investimentos para os próximos festejos de São João.

“O prefeito José Ronaldo é um gestor de diálogo e na oportunidade nós reiteramos essa predisposição e continuaremos buscando fazer as ações de forma coletiva. Vem aí o São João, estamos também à disposição para que as colaborações possam chegar para fortalecimento da cena de festa. Enfim, esse é o modelo de gestão que nós estamos fazendo e certamente é bom para todos.”

Balanço de Micareta de Feira 2025
Cristiano Lobo | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cristiano ainda disse que uma programação para o São João já está sendo montada e espera que nos próximos dias seja divulgada. 

Da parte do governo do estado, foram R$ 26 milhões investidos. Bruno Monteiro, secretário estadual de Cultura, que participou da folia diretamente acompanhando os foliões, confirmou ao Acorda Cidade que foi realizar um agradecimento pessoal em nome da sec. de cultura e do governo do estado, ao prefeito de Feira pela grande realização da festa. 

“Nós vimos aqui um balanço muito positivo sobre todos os aspectos, vendo uma micareta que cada vez mais evolui, cada vez mais se consolida como um dos principais eventos culturais da Bahia e do Brasil. E para isso, a nossa avaliação é que o sucesso desse ano, fundamentalmente, passou pela parceria entre o governo do estado e a prefeitura municipal. E desejamos seguir trabalhando nesse espírito, porque quem ganha com isso é a Feira de Santana”, disse Monteiro ao Acorda Cidade. 

Segundo o secretário, ao final da reunião com José Ronaldo houve um pedido ao estado para continuar o diálogo entre as pastas, desta vez para o desenvolvimento e o apoio ao São João. 

Balanço de Micareta de Feira 2025
Bruno Monteiro | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tudo o que acontece em Feira tem uma dimensão muito grande. Então, para nós valorizarmos todos os serviços, toda a atuação e na cultura não é diferente, porque nós estamos, de certa forma, fortalecendo aquilo que é uma premissa do nosso governo, que é a cultura em toda a Bahia.”

As ações do estado na área cultural da cidade estão sendo executadas em diversos espaços. Na Micareta o edital Ouro Negro contemplou 14 entidades afro-brasileiras para a realização da festa. Bruno lembrou ainda dos espaços que devem ser entregues, como o Centro de Cultura Amélio Amorim,  Teatro da Uefs, o apoio a Flifs e ao Bando Anunciador, entre outras ações a serem realizadas ao longo do ano.

Micareta de Feira 2025
Foto: Jaqueline Ferreira/Acorda Cidade

“Desfiles menores, mais cheios de significado, como a comemoração dos 40 anos do Pomba de Malê. E isso também demonstra uma continuidade de um trabalho muito importante, porque se o ano passado nós trouxemos a memória, a homenagem a Jorge de Angélica, como o nosso tema da micareta, esse ano celebramos os 40 anos do Poma de Malé, que também tem esse significado desse legado que Jorge de Angélica deixou, então para nós o Ouro Negro ocupa um lugar muito importante, ver esses blocos saindo com organização, com beleza, com ancestralidade, com diversidade na avenida de uma forma crescente.”

Outro destaque foi o Palco Bel da Bonita que abriu espaços para artistas da terra se apresentarem. Foram mais de 30 horas de apresentações.

Bel da Bonita
Bel da Bonita | Foto: Eduardo Quintela

Secretaria de Turismo

Ainda segundo Bruno Monteiro disse ao Acorda Cidade, a Secretaria de Turismo realizou um balanço sobre o desempenho da Rede Hoteleira da cidade nos quatro dias de festa, que registrou 77,6% de ocupação. Só na região central de Feira chegou até 90%.  

Índices de segurança

Todos os índices ligados à Segurança Pública foram reduzidos, o que Bruno atribuiu ao trabalho de inteligência das forças de segurança, aos recursos tecnológicos com as câmeras nos portais de abordagens, o que deixou o folião mais seguro. Segundo a pesquisa realizada pela Ouvidoria da SSP, mais de 93% dos foliões se sentiram seguros. 

O que pode melhorar

Apesar dos números positivos, o secretário apontou um dos pontos que podem ser melhores estudados, que é o apoio aos ambulantes. 

“O que nós queremos aqui aproveitar, e eu falei isso ao prefeito, falei isso aqui publicamente, é provocar agora um colegiado que reúna representações de todas essas áreas, numa mesma mesa, para que deem as suas opiniões, digam o que acharam positivo e negativo, e nós possamos, então, nós, os governantes, mas também os agentes privados, buscarmos formas de qualificar e melhorar esses processos.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.