
O terreno e as instalações do antigo Museu Vale, localizado no bairro Argolas, em Vila Velha, que era de propriedade da Vale, passou a ficar sob a responsabilidade da prefeitura do município a partir desta terça-feira (06).
O Museu Vale foi inaugurado em 1998 e funcionou no local por 24 anos, sendo a arte contemporânea e ações educativas o carro chefe do local. O museu encerrou as atividades, em 2022. Com a cessão do espaço, o município de Vila Velha passou a ter a titularidade dos direitos sobre o imóvel.
LEIA TAMBÉM:
Piscinas naturais de Pedra Azul são fechadas por 15 dias
Eduarda Buaiz compartilha fotos do casamento de Marcus Buaiz e Isis Valverde
“Queria que salvassem a minha filha”, revela Lexa sobre falência de órgãos na gravidez
A prefeitura canela-verde informou que estuda reabrir o espaço do antigo museu. O novo nome e a proposta curatorial estão sendo definidos.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, destacou que a proposta é valorizar a produção cultural capixaba. “Nosso compromisso é reabrir com protagonismo local, diálogo com a comunidade e valorização da produção cultural capixaba”, disse.
Estiveram presentes na solenidade políticos e representantes da Vale. De acordo com o secretário de Cultura do município, Roberto Patrício Junior, o espaço ampliará a cultura capixaba.
“Faremos um projeto que amplie o acesso à cultura e reconheça o potencial desse espaço como centro de criação e formação”, declarou o secretário.
Durante os 24 anos de funcionamento, o Museu Vale recebeu mais de 2 milhões de visitantes e contou com 50 exposições, com artistas brasileiros e estrangeiros, como Vik Muniz, OSGEMEOS e Nelson Leirner. Oficinas educativas e atividades com estudantes da rede pública também aconteciam no local.
Mesmo com o fechamento, o Museu Vale continuou realizando atividades extramuros e anunciou uma nova sede, mas na Vports, o porto em Vitória, com reabertura em 2026.
*Texto sob supervisão Elisa Rangel