Em reunião com Putin em Moscou, Lula critica tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Sílva, se reuniu com o líder russo, Vladimir Putin, no Kremlin nesta sexta-feira (9). Logo no início do encontro bilateral, o brasileiro criticou a política tarifária de seu par estadunidense, Donald Trump.

“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, afirmou Lula.

As partes também lembraram a parceria dos dois países no âmbito do Brics e no Sul Global. “Somos duas grandes nações em continentes opostos, fazemos parte do Sul Global e temos a chance de, nesse momento histórico, a gente poder fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito”, pontuou.

O presidente brasileiro destacou que Moscou e Brasília possuem uma relação de parceria estratégia e têm muitos interesses em comum.

“Essa minha visita aqui é para estreitar e refazer, com muito mais força, a nossa construção de parceria estratégica. O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses científico-tecnológicos com a Rússia. Por seu lado, a Rússia deve ter muitos interesses com o Brasil”, acrescentou o presidente.

Já o presidente russo, Vladimir Putin, destacou o trabalho mútuo com o líder brasileiro no fortalecimento das relações entre os dois países.

“Lembro-me com carinho de nossas conversas, tanto na Rússia quanto no Brasil. Elas sempre transcorreram em um ambiente agradável e amigável, com um espírito profissional. Em grande parte graças aos contatos pessoais, conseguimos trabalhar muito para fortalecer as relações entre nossos países”, disse Putin.

Durante conversas com o líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente russo Vladimir Putin destacou o desenvolvimento do comércio mútuo entre os países, incluindo grandes volumes de exportações de produtos petrolíferos e fertilizantes minerais para o mercado brasileiro.

“O comércio bilateral está se desenvolvendo. Gostaria de destacar que o Brasil é responsável por uma parcela significativa do nosso volume comercial com os países da América Latina e do Caribe”, disse Putin em conversas no Kremlin.

“A Rússia continua sendo o maior exportador de derivados de petróleo e fertilizantes minerais para o mercado brasileiro. E o Brasil mantém sua posição de liderança nas importações russas de produtos alimentícios”, acrescentou o chefe de Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.