Índia mobiliza Marinha no Mar Arábico para dissuadir o Paquistão

Nova Délhi, 12 de maio de 2025 — A Marinha Indiana mobilizou seu grupo de batalha de porta-aviões, submarinos e unidades aéreas para o norte do Mar Arábico, com plena prontidão de combate, em resposta ao ataque terrorista ocorrido em Pahalgam, na Caxemira, em 22 de abril de 2025, que resultou na morte de 26 civis. A operação naval faz parte da ofensiva denominada “Operação Sindoor”, conduzida de forma conjunta pelas três forças armadas indianas.

O vice-almirante AN Pramod, em coletiva de imprensa ao lado de representantes do Exército e da Força Aérea Indiana (IAF), afirmou que a Marinha foi posicionada de maneira dissuasiva e estratégica, com capacidade de realizar ataques de precisão contra alvos no mar e em terra, incluindo a cidade portuária de Karachi, caso necessário.

De acordo com o Diretor Geral de Operações Navais (DGNO), a Marinha testou táticas e procedimentos em exercícios reais com armamento no Mar Arábico. “Nosso objetivo foi revalidar a prontidão da tripulação, armamentos, equipamentos e plataformas para atacar alvos com precisão”, declarou.

A presença da frota indiana no mar obrigou unidades navais e aéreas do Paquistão a permanecerem em postura defensiva, principalmente em portos ou operando muito próximo da costa. Segundo o vice-almirante, a Marinha manteve “total consciência situacional do domínio marítimo”, monitorando constantemente os movimentos paquistaneses.

Dentro da estratégia calibrada da Índia, todas as opções foram consideradas, inclusive ações ofensivas a partir do mar. O planejamento da força naval foi conduzido em total coordenação com o Exército e a IAF, demonstrando a atuação integrada das três forças, segundo destacou o DGNO.

As ações cinéticas terrestres e aéreas, combinadas com a presença naval no Mar Arábico, teriam contribuído decisivamente para que o Paquistão solicitasse um cessar-fogo no sábado, 10 de maio, segundo o comando militar indiano.

Apesar do acordo de cessar-fogo anunciado pelo secretário de Relações Exteriores Vikram Misri, a Marinha Indiana permanece posicionada no mar em postura de dissuasão ativa, pronta para responder a qualquer nova provocação por parte do Paquistão ou de grupos terroristas baseados em seu território.

Antes do cessar-fogo, a Índia realizou ataques cirúrgicos contra infraestruturas terroristas no dia 7 de maio, seguidos por tentativas paquistanesas de atacar bases militares indianas nos dias 8, 9 e 10. A resposta indiana causou grandes danos a alvos estratégicos paquistaneses, incluindo bases aéreas, sistemas de defesa antiaérea, centros de comando e radares.

As capacidades A2/AD do Paquistão

Nos gráficos abaixo, as capacidades Antiacesso e Negação de Área (A2/AD) do Paquistão.

O post Índia mobiliza Marinha no Mar Arábico para dissuadir o Paquistão apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.