
A partir da próxima segunda-feira (19), o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, contará com uma nova escultura a céu aberto. A obra é assinada pelo renomado artista plástico capixaba José Carlos Vilar.
O artista trabalha há mais de 50 anos usando o aço como matéria-prima. A escultura foi produzida com chapas de aço fornecidas pela ArcelorMittal, que também é responsável pela doação da peça ao parque. A solenidade será às 17 horas e aberta ao público.
Leia também:
- Livro “Baía das Tartarugas” é entregue em mãos à ministra do Meio Ambiente
- Vila Velha recebe campeonato de Cubo Mágico neste fim de semana
- Nasce Zuri, filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves
Com seis metros de comprimento, três metros de diâmetro e uma polegada de espessura, a escultura impressiona não apenas pelas dimensões, mas também pela leveza de sua forma, inspirada na prática da canoa havaiana e no contato diário do artista com o mar.
“O aço é resistente, mas conheço seus limites. Ele me mostra até onde posso ir, e essa compreensão faz com que ele se torne uma folha de papel ou que um vergalhão se transforme em um barbante”, destaca Vilar.
Ele explica ainda que a escultura traduz o espírito das ondas, conectando arte e indústria.
Trouxe esse sentimento para o universo da ArcelorMittal, relacionando-o à produção das bobinas. Minha escultura evoca elementos da natureza, que a envolvem e a abraçam. Trabalho com a narrativa da bobina, conectando-a à compreensão do meio ambiente, do mar e da natureza.