A Simpress já implantou 35 projetos de inovação nos últimos quatro anos por meio do SimLab, seu programa de inovação colaborativa e aceleração digital. A iniciativa, criada em 2021, mobiliza colaboradores de todas as áreas da companhia e fomenta parcerias com startups para enfrentar desafios operacionais, melhorar processos e ampliar o uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial.
Desde 2021, o SimLab recebeu 675 propostas, sendo 106 com uso de IA. Do total de propostas recebidas, 74 foram aprovadas e 35 já saíram do papel. A tecnologia está presente em diversas soluções implantadas, com foco em automação de processos, atendimento inteligente e eficiência operacional. Somente em 2024, o programa recebeu 183 ideias. Em 2025, já são 32 submetidas até abril.
Além das contribuições internas, o SimLab também se abre para o ecossistema de startups. As empresas interessadas devem se cadastrar pelo site da Simpress. Se aprovadas, entram no radar de potenciais parceiros e fornecedores. As propostas são avaliadas com base em critérios como impacto, custo, retorno sobre investimento (ROI), e prazo de payback — que deve ser de até 12 meses.
Com o SimLab, a Simpress incentiva que seus colaboradores compartilhem ideias para solucionar problemas que identificam no dia a dia e ajudar a encontrar pontos de melhoria. É uma forma de os colaboradores terem papel ainda mais ativo dentro da companhia e possibilidade de inovarem com atitude de dono.
Uma das iniciativas mais expressivas foi desenvolvida em parceria com a startup QualityStorm. O projeto, batizado de “Transformando Inspeções do Laboratório com Inovação, Controle e Eficiência”, agilizou processos na área de inspeção e recebimento logístico, automatizando processos antes manuais e pouco visíveis.
Com a nova ferramenta, que inclui recursos de acessibilidade como entrada de dados por voz e geração automática de atividades, o tempo de emissão de laudos caiu pela metade (de 12 para 6 minutos), dobrando a produtividade da área. Já o processo de recebimento saltou de 6 para 20 unidades por hora, com redução de tempo médio de 10 para 3 minutos. Até dezembro de 2024 a economia gerada foi de 500 mil reais.
Outro case implementado foi a parceria com a Rybená, que tornou o site da Simpress acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Desde outubro de 2024, mais de 1.300 acessos utilizaram os recursos de acessibilidade. A Rybená traduz automaticamente textos e imagens para a língua de sinais e oferece um dashboard que mapeia a experiência do usuário. Além de ampliar a inclusão digital, a solução gerou ganhos em tráfego orgânico e engajamento.
O SimLab permite que qualquer colaborador da9 Simpress envie uma ideia por meio de um aplicativo interno. As propostas são avaliadas por times multidisciplinares e classificadas como “Inovação” ou “Melhoria”. As ideias inovadoras são apresentadas diretamente ao Comitê da Diretoria e, se aprovadas, seguem para desenvolvimento. As melhorias passam por análise com os gestores das áreas impactadas.