‘Não há futuro para editora que não invista na formação de leitores’, afirma organizador de festa de Marx em SP

Em meio a uma crise editorial e cultural que ameaça o acesso a obras críticas e políticas no Brasil, o Dia M, que celebra o aniversário de Karl Marx, pode ser considerado uma celebração da resistência intelectual e da formação política, afirma ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, Kim Doria, organizador do evento.

Organizado desde 2018 pela editora Boitempo, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, a festa acontece neste sábado (17) no Galpão Cultural Elza Soares, no centro de São Paulo, e reafirma a importância da obra do filósofo alemão para compreender os desafios contemporâneos, que vão desde a crise ambiental até questões ligadas ao identitarismo e colonialismo.

“O mercado editorial é um negócio, mas não dá para esperar que a sobrevivência das editoras progressistas dependa só dele. A formação de leitores é uma tarefa fundamental, que não pode ser terceirizada”, diz Doria. Ele destaca a importância do evento como um espaço para democratizar o acesso a ideias críticas, em um cenário de precarização da cultura e fechamento de bibliotecas.

Com uma programação que reúne intelectuais como a filósofa Marilena Chaui, a deputada federal Erika Hilton e o dirigente do MST, João Pedro Stedile, e uma feira literária com quase 30 editoras de esquerda, o Dia M mistura debates políticos, festa popular, comida agroecológica, samba marxista e claro: bolo. “É uma festa de aniversário com muito debate, muito livro, muita comida. […] É só chegar. Não precisa ingresso, nem inscrição”, convida o editor.

Para Doria, a continuidade da Boitempo por 30 anos se deve a iniciativas como essa, num momento em que o Brasil vive um refluxo da leitura e um ataque à educação e à memória. “É uma editora que nem sempre conseguiu o caminho mais fácil, por exemplo, de investir em publicidade, mas que, desde o começo da sua história, investiu no contato com seus leitores, na organização de eventos para formar leitores, para aproximar os leitores e as leitoras das pessoas que escrevem os livros e das pessoas que editam os livros.”

Serviço

Festa de Aniversário de Karl Marx

  • 17 de maio de 2025 (sábado)
  • Das 10h às 19h
  • Espaço Cultural Elza Soares – Alameda Eduardo Prado, número 474, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
  • Entrada gratuita

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.