Neste sábado, 17 de maio, Dia Internacional de luta contra a LGBTfobia, a cantora e arte-educadora Joanah Flor lança nas plataformas digitais a sua nova música, Olhos de Avelã, uma declaração de amor entre mulheres. A composição é obra de Viviane Oliveira durante a pandemia de covid-19, entre o medo da morte e a urgência do amor, e foi entregue como presente para a sua companheira Karícia de Paula (assista aqui).
Amiga do casal, Joanah Flor também acabou por ser presenteada ao ser escolhida para dar voz àquela declaração. Ainda em isolamento social, a artista gravou, performou e promoveu uma apresentação intimista para o casal. Agora, passados cinco anos, Olhos de Avelã ganha o mundo. Distribuído pelo selo Tropical Diáspora, o single chega ao streaming acompanhado de uma peça visual que ilustra a força, resistência e o afeto do casal lésbico, filmado na Praia dos Milagres, em Olinda. A direção é assinada por Joanah Flor e Noelle Marão, que também criou a identidade visual. A produção é da Alternativa Preta e a realização é da Simon Filmes.
A cantora considera a música uma celebração da existência e resistência. “É um trabalho para lembrar que passamos por um momento muito pesado, mas que houve uma retomada do afeto, da vida – e precisamos valorizar isso”, avalia Joanah Flor. Arte-educadora, atriz e contadora de histórias, sua carreira passa por escolas, praças e palcos. Enxergando a arte como ferramenta de transformação social, Joanah Flor transita entre o lúdico e o político. A artista foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2025, organizado pela Academia dos Músicos Profissionais.
Leia também: Filme que exalta a força das mulheres do Sertão do Pajeú estreia no Recife
Exposição na zona norte do Recife traz arte feita por mulheres com deficiência
Mais proteção para as mulheres: novo teste no SUS pode salvar milhares de vidas