Equipe de hospital no ES homenageia doador de órgãos com corredor de aplausos

doação de órgãos
Equipe fez homenagem ao doador (Foto: Reprodução / vídeo)

A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que salva vidas diariamente no Brasil. Para homenagear um doador, a funcionários do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, fez um corredor de aplausos enquanto a equipe responsável pela captação deixava a unidade com os órgãos do paciente.

Foram doados o fígado e as córneas do paciente, que estava internado no hospital. Não há detalhes sobre quem é o doador. A captação foi realizada na sexta-feira (16) e os órgãos vão ser doados para pessoas que aguardam na fila de transplante no Espírito Santo.

ASSISTA

Leia mais

Estudo genético revela composição do DNA da população capixaba
Bebê reborn no SUS: projeto de lei quer multa para quem usar boneco para furar fila
Hipertensão: doença silenciosa afeta mais de 50 milhões de brasileiros

O hospital reforça que a captação dos órgãos ocorre somente após a constatação de morte encefálica — ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Esse diagnóstico é realizado por uma equipe profissional, por meio de exames de imagem, exames clínicos e laboratoriais.

A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Beatriz Colodetti, destaca a importância de a pessoa comunicar à família, em vida, o desejo de ser doadora.

“É a família que vai autorizar a doação. Por isso, é importante deixá-la avisada”, explicou.

Mais de 1.100 pessoas aguardam transplante de órgão no Espírito Santo

Dados do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, mostram que 46.121 pacientes estão na fila aguardando por um transplante no Brasil. No Espírito Santo, são 1.175 pessoas que esperam por um doador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.