A Veolia, líder global em gestão de recursos nos segmentos de resíduos, energia e água, anuncia sua consolidação no estado de Alagoas com a aquisição do controle das empresas locais Alagoas Ambiental e Serquip Tratamentos Resíduos AL, referência na gestão, tratamento e valorização de resíduos sólidos no nordeste.
Esta aquisição marca um passo significativo na consolidação estratégica da Veolia em Alagoas e em sua missão de liderar e fortalecer a descarbonização, despoluição e regeneração de recursos em todo o país. Juntamente à Grune by Veolia — subsidiária da Veolia que fornece energia limpa a vapor a partir da biomassa para a planta industrial da Braskem em Marechal Deodoro (AL) desde 2023 — a empresa agora adiciona três novos EcoParques e duas instalações de tratamento de resíduos de saúde às suas operações no estado.
O negócio, que já obteve parecer favorável pelo CADE, expande a atuação da Veolia no segmento de resíduos para além de São Paulo e Santa Catarina — onde a empresa já opera sete EcoParques — e é parte do plano de fusões e aquisições da Veolia no Brasil, iniciado em 2020, com o objetivo de ampliar as operações, especialmente no que diz respeito à gestão e reciclagem de resíduos municipais e perigosos, bem como em energia. Sendo estes segmentos identificados como impulsionadores chave de crescimento no plano estratégico da empresa, GreenUp.
As novas unidades adquiridas em Alagoas representam um aumento de cerca de 15% na quantidade de resíduos gerenciados pela Veolia no Brasil, ultrapassando os 5 milhões de toneladas por ano. Assim, as aquisições enriquecem e reforçam o portfólio de soluções incluindo soluções de beneficiamento de pneus, geração de energia por meio do biogás, tratamento por incineração e autoclave e disposição final de resíduos de serviços de saúde, reciclagem de resíduos da construção civil, tratamento e disposição final de resíduos classe I (perigosos) e classes II A e B (não perigosos) e tratamento de chorume por osmose reversa. Contam, também, com uma usina de biomassa, uma usina de blendagem para coprocessamento e estação de tratamento de efluentes.
Com a aquisição serão incorporados cerca de 380 funcionários ao quadro da Veolia – totalizando mais de 2.900 funcionários em todo o Brasil — assim como múltiplos clientes privados e quase 80 municípios de Alagoas, Pernambuco e Sergipe serão incorporados na base de clientes, atendendo a mais de 1,7 milhão de pessoas do nordeste.
“A incorporação dessas empresas representa o quanto a Veolia acredita no potencial da região e dessas empresas, como uma plataforma para a transformação ecológica, não apenas no nordeste, mas no Brasil como um todo”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil. “Damos um valor imenso ao que foi construído e estamos comprometidos em manter e potencializar: operações de alta performance, forte compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento social das comunidades em que estamos presentes. Esta operação impulsiona nossa presença, em linha com nossos princípios de desempenho multifacetado e geração de valor”, completou.

O post Veolia expande operações com aquisição estratégica no estado de Alagoas apareceu primeiro em Portal Celulose.