Nove destinos suspendem importação de frango brasileiro após confirmação de gripe aviária

Após a confirmação de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, nove destinos suspenderam a importação de frango brasileiro. Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul informaram que suspenderam as importações de todo o Brasil. Já Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas embargaram as compras do município gaúcho. 

A gripe matou cerca de 17 mil aves na granja de Montenegro, e os outros animais foram abatidos para evitar o contágio da doença. Além disso, foram confirmados também casos da doença em cisnes do zoológico de Sapucaia do Sul (RS). O Ministério da Agricultura e Pecuária está realizando vistorias num raio de 10 quilômetros de onde foi decretada emergência zoossanitária por 60 dias.

Há ainda seis casos sob suspeita: em Ipumirim (SC); Aguiarnópolis (TO); Triunfo (RS); Gracho Cardoso (SE); Salitre (CE) e Nova Brasilândia (MT).

Segundo o Ministério da Agricultura, são realizadas vistorias de propriedades em ritmo acelerado na área com raio de 10 km onde foi declarada a emergência sanitária. “Em casos onde emergências são declaradas o sistema fica sensibilizado e o número de investigações tende a aumentar em um primeiro momento, o que reforça a robustez do sistema de Defesa Agropecuária do Brasil, que atende e trata todas as investigações com eficiência e transparência”, informou o ministério em nota.

Esta é a primeira vez que o vírus da influenza aviária é detectado no sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, o vírus circula principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

O ser humano pode ser contaminado por meio de contato direto com os animais vivos ou os locais de contaminação, já que a transmissão é por meio de gotículas aerossóis de espirros e fezes. No entanto, comer produtos de um animal contaminado não transmite o vírus.

“O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, informou a pasta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.